RESPM-20 anos

julho/agostode2014| RevistadaESPM 177 negócios que de glamour (“ less beach, more business ” foi o slogan lançado à época). Novas categorias de delegados (comênfase nos anunciantes) e de premiações, aliadas a uma agressiva comercialização de espaços e ativida- des no Palais, transformaram o Festival de Cannes no que hoje ele é: o mais importante ponto de exposição e network de todos os atores do nosso negócio. Com o advento da internet e suas ferramentas de identificação, tracking e mensuração de praticamente todos os movimentos feitos pelo consumidor a partir de uma mensagem ou estímulo postado em sites, por- tais e e-mails, pela primeira vez tornou-se viável saber exatamente quantas pessoas haviamvisto determinada mensagem, quantas tinhamaceitoo convitepara abri-la, quantos foramaté a lojaouambientede comercialização, quantos compraramou não, enfim, a tão sonhada acou- ntability , a capacidade de acompanhar, gerir e otimizar qualquer esforço de comunicação desde o seu primeiro estímulo até o pós-vendas. Adescobertadessemundonovo foi antecipadaemCan- nes por umexpressivo crescimentoda categoria “Cyber”, lançada em1998, concomitantemente à chamada “bolha da internet”. Na virada domilênio, a categoria já recebia milhares de inscrições de banners, websites, hotsites, e-mailmarketing eoutras peças comsuportena internet. Oencanto dessa nova plataforma unia pela primeira vez os criadores (que podiamdispor de umrecurso de infini- tas possibilidades e custosmenores) e anunciantes, fas- cinados com a possibilidade de, finalmente, saber qual dasmetades de seus investimentos estava dando certo. Alémda internet, a tecnologiadigital dosmeios, veícu- los e recursos de produção e comunicação visual passam a permitir a realização de qualquer ideia, virtualmente ou não, ampliando infinitamente as possibilidades dos profissionais de criação e entregando umproduto (men- sagem) de maior qualidade, apelo e eficiência. Integração dos meios A propaganda sempre conviveu com a integração dos meios, mas havia uma subordinação clara e explícita das “outras atividades” (chamadas de complementares, acessórias) àpublicidade, o main stream da indústria. Ati- vidades de promoção de vendas, varejo, relações públi- cas e outras eram formuladas e criadas sempre após a aprovação da campanha publicitária, esta sim com o poder da liderança estratégica na condução de todos os outros processos. Desde os anos1980, já existia o conceito de comunica- ção demarketing, de comunicação integrada, ou ainda de comunicação 360º. Amudança foi evoluir da ideia de “meio” para “plataforma”: concertar os diversosmeios de comunicação para omelhor resultado das campanhas, pensar em plataformas de comunicação com um ou mais meios e veículos trabalhando em favor da marca. Como consequência desse pensamento, em 2005 foi criada a categoria Titanium, imediatamente elevada ao altar do Santo Graal da indústria. OTitaniumGrand Prix é (até hoje) o prêmio mais desejado, mais dispu- tado emais celebrado pelasmaiores emais importantes alexandre oliveira OFestival Internacional de Criatividade de Cannes cresce a cada ano. Em2014, empresas comoGoogle, DentsuAegis Netwok, Havas, Spotify e Twitter aproveitaramo encontro para falar sobre tecnologia, comunicação e consumo

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