RESPM-20 anos
julho/agostode2014| RevistadaESPM 179 Adiferençaagoraéqueopúblicopodeseapropriardesse conteúdoembenefíciode seuprópriocapital social (trans- formando-o emmoeda/troféus) e retransmiti-lo em suas redes/campos, onde outros (aceitando o valor da moeda transmitida) farão omesmo. Como esse valor teve origem numprocessode comunicação comercial, apartir deuma determinadamarca,todoonovocapitalsocialgeradoretor- naráàmarca, comoumvalor adicionado. Logo, aprodução deconteúdos(tambémchamadade storytelling )quepossam ser utilizados comomoedas, tornou-se tão importanteque Cannes criou uma forma de valorizá-la, por meio de toda uma programação de workshops e seminários, além de uma categoria específica de premiação. Oprocessodegeraçãodevalorapartirdemoedassociais sóexisteporque a internet deixoude ser “mídia” oumesmo umaplataformadecomunicação.Talvezaindasepossafalar dainternetcomo“ambientedecomunicação”,masessecon- ceitotambémfoiultrapassado.Naverdade,ainternet,como agentedoprocessodecomunicação,tendeasernada.Eestar emtudo. Digital é infraestruturaenão “novamídia”. Engajamento social e tecnológico Em2013, oFestival deCannes apresentoumais umanovi- dade: uma seção especial só para falar sobre tecnologia, a TechTalk, e já em2014 o tema era o principal conteúdo da maioria das palestras do festival. Hoje, é impossível criar comunicação eficiente, gerar valor e moeda social, dis- tribuir e vender produtos, sem um enorme comprometi- mento desses processos como estado da arte da tecnolo- gia. Simplesmente porque os pontos de contato precisam de tecnologia para se tornar efetivos e os consumidores consomem tecnologia para viver e se relacionar. Neste ano, as palestras, os estandes, as entrevistas, os workshops e o talk of the town em Cannes foram quase unânimes ao abordarem assuntos que cinco anos atrás passariam — e talvez ainda passem — despercebidos da maioria de nossos colegas. Os principais players do fes- tival não sãomais os grandes veículos e grupos demídia, nemos grandes grupos de comunicação. Palavras como neurociências, newtech , technoart , synaethesia , technophi- losophy , cosmic quandaries , augmented human , mind trip e skipgeneration , internet of the things soam-nos tãodistantes de nosso dia a dia quanto nativos digitais, moeda social, Em2007, oGPde Titaniumficou coma CrispinPorter + Bogusky, que criouuma série de três games deXbox 360 para seremvendidos nas lojas doBurger King. Apromoção vendeumais de trêsmilhões de jogos emcinco semanas reprodução
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