RESPM-20 anos

julho/agostode2014| RevistadaESPM 185 latinstock Para falar sobre a força do esporte comomotor da criação publicitária, a Visa reuniu no palco do Palais o publicitário Marcello Serpa (da AlmapBBDO), o esquiador americano David Wise, o ex-jogador de futebol Marcel Desailly, e o CMO global da empresa, Kevin Burke mutações genéticas nas agências, nos meios que ainda hoje detêm a maior fatia do bolo, digamos, “publicitá- rio”, e até mesmo dos anunciantes, que poderão não dominar como hoje as suas próprias mensagens. Isso parece aterrador, mas é como vejo o futuro que já está sendo hoje construído e no qual o anunciante não será mais a mensagem. Ela será curiosamente de domí- nio público, e aí começará outra era: a da busca pela influência da opinião pública, para que produza mais e melhores mensagens que beneficiem a sua marca. Se o leitor acha isso mera divagação, peça a Deus para viver mais 30 anos, tempo suficiente para ocor- rer essa nova ordem. Um importante sinal dela vemdando ultimamente o Cannes Lions, que tem reduzido seus espaços de exibi- ção dos trabalhos concorrentes aos Leões, em troca de um número cada vez maior de seminários abordando todas as possibilidades de comunicação do marketing. Se o leitor não tem ido a Cannes e pensa que essa fór- mula não tem sido bem-sucedida, está enganado: em junho passado, os seminários foram o maior sucesso do Festival. Simples assim: trabalhos expostos são o passado. Palestras podem representar o futuro. Tudo porque, a meu ver, os profissionais do setor, tanto de agências quanto de anunciantes, veículos, produtoras e fornecedores do mercado, têm se dado conta de que vivem um momento de drásticas e rápi- das mudanças, que necessitam, minimamente que seja, ser entendidas. Armando Ferrentini Presidente da Editora Referência e do conselho deliberativo da ESPM No futuro, que já está sendohoje construído, o anunciante não serámais amensagem. Ela será curiosamente de domíniopúblico, e aí outra era começa...

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