RESPM-20 anos
julho/agostode2014| RevistadaESPM 195 shutterstock também nas redes sociais. Para essa geração multico- nectada, acessar a internet enquanto assiste à televisão é um hábito frequente e que vem se intensificando. O estudo Social TV, desenvolvido pelo IbopeMedia,mostra que, nas principais metrópoles brasileiras, pelo menos 16 milhões de pessoas realizam essas duas atividades simultaneamente — número quase duas vezes maior do que os 8,7 milhões registrados na versão anterior da pesquisa, divulgada em 2012. De forma geral, o público feminino e os jovens se mostrammais propensos a realizar atividades simul- tâneas que envolvam a sociabilização e o entreteni- mento. Ao observar os dados de São Paulo e do Rio de Janeiro, conclui-se que 65% das pessoas que comentam sobre um determinado programa durante a sua trans- missão são mulheres e 64% estão na faixa de 10 a 29 anos de idade. Nesse contexto, as novelas ganham destaque entre os programasmais comentados — quase 60% costumam comentar na internet sobre os folhetins que estão acom- panhando. Emseguida, os telejornais e filmes/documen- tários aparecem com um terço das menções, principal- mente entre o público das classes A e B, em diferentes faixas etárias. Já os esportes têmseus comentários con- centrados em dias de exibição de jogos de futebol. Em relação aos programas esportivos, cujo público mascu- lino tem maior interação, 27% comentam sobre esses conteúdos na web.
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