RESPM-20 anos
julho/agostode2014| RevistadaESPM 203 real eficiência multiplataforma como veículos publi- citários pode melhorar esse cenário. Se o número de internautas no mundo cresceu de meros 25milhões em1994 para 2,9 bilhões em2014, no Brasil o crescimento foi de praticamente zero em 1994 para 107milhões neste ano, segundo o internetlivestats. com. Lembre-se de que, no caso brasileiro, esse cresci- mento ocorreu a despeito de grandes empecilhos: cone- xão banda larga cara e de baixa qualidade (comparati- vamente a outros países), e devices (desktops, tablets e celulares) a preços bem elevados. De fato, o Brasil é líder no mundo no que se refere a engajamento on-line (29,7 horas/mês por internauta, boa parte no YouTube e no Facebook), ocupa a quinta posição no total de unique visitors (os líderes são China, Estados Unidos, Índia e Japão) e a segunda em alcance de blogs, atrás apenas do Japão, segundo o comScore Media Metrics , em fevereiro de 2014. E ainda há um enorme espaço para o crescimento de usuários e de engajamento dos internautas brasileiros, comamelho- ria da infraestrutura de acesso, a redução dos preços de conexão e devices (smartphones, em particular), e a ampliação da prestação de serviços por meio digital para facilitar compras e pagamentos. O futuro dos jornais Historicamente, a mídia impressa teve um papel rele- vante, como coadjuvante, no enredo de construção da democraciaque, após idas evindas, vivemos atualmente. OBrasil é lídermundial no quesito engajamento on-line: 29,7horas/mês por internauta, boa parte noYouTube e no Facebook; ocupa a quinta posição emtotal de unique visitors e a segunda emalcance de blogs. E ainda háumenorme espaço para crescimento Paraque as contas das empresas do segmentodemídia impressa se equilibrem, as despesas precisarão ser reduzidas amenos de 25%das atuais latinstock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx