RESPM-20 anos

julho/agostode2014| RevistadaESPM 29 de um sistema escravocrata, detinham poder de vida e morte em suas terras, tinham o Estado como ins- trumento seu e dele se beneficiavam quase que a seu exclusivo critério. Eram da baixa aristocracia e negociantes emergen- tes, porque os mais ricos e bem estabelecidos não se dispunham a empreitada tão desconfortável. A elite brasileira nasceu, nesse ambiente, pouco exigente do ponto de vista da ética de atitudes. Padre Antônio Vieira foi o primeiro grande cronista desse jeito de ser. Nunca cultivou mais seriamente valores, nem adotou uma filosofiamoral densa, como se veria nos países do norte da Europa e na Inglaterra com o protestantismo. Não davammuito valor à educação emseu próprio país, valorizavam-na ainda menos no além-mar. Toleraram o uso privado do Estado, cada qual no feudo adminis- trativo sob seu comando, e fizeram dele o ambiente profissional preferencial de suas sucessivas gerações de filhos. O enriquecimento ilícito era acompanhado comcondescendência, quase todos esperando sua pró- pria oportunidade. Os mais honestos faziam críticas discretas, mas mantinham a continência necessária a uma sociedade avessa a escândalos políticos. Num ambiente de elevado apreço pelos confortos da riqueza, tão característico de elites que vivem do Estado, foi-se gerando um clima de condescendência, negligência e cupidez, que se espalhou pela sociedade. Roberto da Matta foi preciso quando notou que o brasileiro de classes dominantes adora usar, em situ- ação de conflito, sobretudo quando sabe que está em necessidade de acuar quem lhe acusa de algum erro, a frase “você sabe comquemestá falando?”, enquanto os povos da América do Norte usam expressão parecida, mas de sentido contrário: “quemvocê pensa que é?” ( who As prisões brasileiras se tornaramverdadeiras fábricas de criminosos. OPresídio Central, dePortoAlegre, por exemplo, foi projetado para receber 1,8mil pessoas, mas abriga 4,5mil detentos. A repressão existe, mas não recupera o indivíduo Semumabase educacional ou religião mobilizadorade processos educativos, não foi construídonoBrasil uma formação ética consistente latinstock

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