RESPM-20 anos

Nosso legadoaospósteros E sta é a edição comemorativa dos 20 anos da Revista da ESPM , cujo nú- mero 1 circulou em junho de 1994. Nele, que hoje é parte da história, nosso primeiro editorial definiu a Revista como um cadinho onde se misturama interpretação do que já foi feito e a conceituação do que se está por fazer, nas áreas da comunicação, marketing e gestão de empresas. Nestasduasdécadas, nossa RevistadaESPM mudoubastante, tantonoconteúdo quantono formato,masmanteve-se semprefiel aos princípios expostos acima. Mudaramos temas,mudoua formade tratamento,mascontinuamosaservir ao mundoacadêmicoe aospraticantesdomarketing, da comunicaçãoeda gestão. Foiissotambémqueocorreucomnossopaís,desdeolongínquoanode1994,quan- dodeixamos para trás uma inflação galopante para ingressar emuma economia mais previsível e estável. Apartir daí, as coisas se sucederamemuma sequência alucinante.Omundonuncaassistiua tantas inovaçõesemudançasnoambiente de negócios como nos últimos 20 anos. Mas, apesar de tudo, o Brasil continua o mesmo de sempre, com seus valores e expectativas tradicionais, à espera das reformas que nunca virão. Enquanto isso, tudo parece adquirir formas novas. Muitos “gurus” já decretaram o fim da propaganda, e outros predizem agora o fim do marketing. As próprias leis econômicas se tornaram voláteis entre nós, talvez devido à crença de que o Brasil é tão grande que pode ter leis econômicas próprias. Tudo isso e muito mais aguardam o leitor nas páginas que se seguem, com entrevistas e artigos que analisam e interpretam as mudanças ocorridas e aquelas que vão ocorrer, justamente como dizíamos emnossa primeira edição. Emseu livro OLeopardo ,GiuseppeTomasi di Lampedusadescreveasmudanças rápidas que ocorreram na Sicília, após a passagem de Garibaldi, mas conclui filosoficamente: “Foi precisoque tudomudasse, paraque tudocontinuassecomo antes”. Na verdade, a Sicíliamantém-se aindahojefiel às suas raízes históricas, apesar das mudanças trazidas pelo progresso. Foi isso também que aconteceu entre nós, nas últimas duas décadas. O Brasil cresceu, tornou-se mais vigoroso e complexo, mas não conseguiu libertar-se de suas peias históricas. Caberá às novas gerações a tarefa de romper essas amarras seculares e construir o país de nossos sonhos. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Hiran Castello Branco Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 92224497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Distribuidor Exclusivo Dinap S/A - Distribuidora Nacional de Publicações Operação emBancas Assessoria Edicase www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Su- perior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul­ tores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas es- pecialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações.Informaçõessobreasformase condições,favorentraremcontatocom a coordenadora editorial. editorial

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx