Revista da ESPM
Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 105 shutterstock Q uem trabalha na área de trade marketing sabe que não é nada fácil controlar equipes em campo, todos os dias. No varejo, então, isso é ainda mais latente. Como medir a efi- ciência e o desempenho de promotores nos pontos de venda (PDVs), ou checar o cumprimento da agenda dos colaboradores externos? Para solucionar dificuldades como essas, o mercado agoracontacomumaplicativoparasmartphonese tablets que permite administrar os times de promotores em campo commaior confiabilidade. De posse de um celu- lar complano de dados para internet, cada colaborador recebe sua agenda diária de visitas. Ao chegar e ao sair da loja indicada, ele precisa fazer o check-in e o check-out pormeioda ferramenta, que registra ohoráriode entrada e de término do trabalho. Atuando na área hámais de 15 anos, convivi de perto com as angústias de colegas da indústria e do varejo que não conseguiam gerenciar as equipes de promoto- res como gostariam. Foi aí que a Trade Force entrou em campo para desenvolver uma solução tecnológica capaz de auxiliar as empresas nesse sentido. Além de realizar o controle de visitas, o aplicativo de trademarketingemerchandisingagilizaotrabalhodopro- motor pormeio de uma ferramenta on-line que elimina a necessidade do preenchimentomanual daquela enorme quantidadedeplanilhas. Dessa forma, oaplicativoconse- guecaptardiversos tiposde indicadoresnoPDV, taiscomo preço, ruptura e estoque. Essa coleta de dados facilita a preparação do material para auditorias, além de contri- buir para o planejamento de ações gerenciais no varejo. Voltando à função da gestão das equipes em campo, é importante destacar que o sistema não faz o controle do profissional, mas, sim, da execução do trabalho. Fun- ciona assim: ao chegar ao ponto de venda e dar o check-in para iniciar a coleta de dados, o sistema abre o formulá- riopara preenchimento. Aofimda visita, as informações são enviadas ao servidor, para que os indicadores pos- sam ser analisados imediatamente pelo cliente. Desta forma, os gestores de trademarketing recebemo status das visitas em tempo real, garantindomais eficiência e produtividade dos colaboradores. Apesar de ser umsistema de fácil utilização, comtelas intuitivas, todos os usuários recebem treinamento para operar o aplicativo. Alémde orientações para cumprir as shutterstock
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