Revista da ESPM
Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 107 Vantagens concretas para os clientes Depois de atender amais de cemclientes noBrasil e com o início das operações nos Estados Unidos e noMéxico, a Trade Force fez um levantamento dos resultados práti- cos do uso do aplicativo. Coma solução completa é pos- sível obter um aumento de até 36% na operação, com um incremento de 4% a 7% nas vendas reais do sell-out (aquelas do PDV para o consumidor final), independen- temente da sazonalidade dos itens. Isso acontece porque, com informações diárias em tempo real, é possível traçar estratégias de trademarke- ting e merchandising mais assertivas e corrigir proble- mas como ruptura e estoque virtual, além de analisar a concorrência e garantirmaior produtividadedas equipes emcampo. Na prática, o aplicativo permite acompanhar depertoaperformancedospromotores, traçar rotasevisi- tas geolocalizadas, apresentar dashboards eKPI’s on-line e gerar relatórios customizados. Quer mais um exemplo prático? Vamos supor que a indústria A, fabricante de cerveja, precise saber cons- tantemente qual o valor praticado pelo seu principal concorrente, para que seuproduto sejamais competitivo na gôndola. Para isso, o aplicativo trará no formulário de preenchimento um campo específico para indicar o preço do item da marca rival. O resultado do moni- toramento do concorrente sai na hora, e em painéis adaptados com gráficos fáceis de “ler”. É bater o olho e tomar as providências necessárias, sem complicação. Outro benefício que tem sido percebido commuita frequência como uso do aplicativo é o combate ao cha- mado estoque virtual. Sabemos que este é umproblema grave no varejo que atinge 18% dasmercadorias comer- cializadas. Isso significadizer, por exemplo, que emuma loja commil itens, 180 deles aparecemno sistema, mas, na verdade, não estão fisicamente no estoque, seja por motivo de quebra, furto ou até mesmo consumo inde- vido. Desta forma, os produtos deixamde ser repostos. No entanto, com a solução da Trade Force, o promotor checa com regularidade se as mercadorias de determi- nada marca estão efetivamente no estoque, evitando prejuízos aos fabricantes e aos varejistas. Deu para perceber o quanto a informação é hoje uma questão estratégica dentro do varejo? O mais interessante é que a plataforma de trade marketing e merchandising pode ser usada por muitos outros segmentos, tais como farmacêutico, agroindustrial, automobilístico, eletroeletrônico, construção, vestu- ário, calçadista e mais. Seja qual for a área, o fato é que este tipo de tecnologia contribui — e muito — para que os gestores tenham acesso rápido aos dados coletados em campo e para que a tomada de ação seja mais ágil, precisa e eficaz. Rodrigo Leão CEO da Trade Force Ter emmãos ferramentas que indicam tudo o que está acontecendo no PDV é uma arma, umdiferencial estratégico para varejistas e indústrias shutterstock
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