Revista da ESPM
Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 117 Estágio Recomendação Lembre-se 1 - Franchising doméstico • Estar aberto para oportunidades no exterior • Conhecer a realidade do país destino antes de decidir • Elaborar umplano de longo prazo e buscar financiamento A ida ao exterior vai representar aprendizado que pode ser assimilado pelo negócio no Brasil 2 - Envolvimento experimental • Compreender a legislação específica para seu produto ou serviço • Questões como a contratação de pessoas e a aquisição de insumos são estratégicas • Conseguir recursos para crescer • As operações devemser economicamente viáveis no longo prazo Não é porque a empresa experimentou e não foi bem-sucedida que não deve tentar mais 3 - Envolvimento ativo • Ganhar escala commais unidades emumpaís para depois crescer emoutrosmercados • Definir uma estratégia de branding, já que a gestão damarca se tornamais complexa e relevante • Criação de estruturas gerenciais ou departamentos dedicados à operação no exterior Franquias quemantiveramsua estrutura de operação no exterior ao longo dos anos conseguiram melhores resultados 4 - Alto comprometimento • Investir na padronização domarketingmix e na integração e coordenação das unidades e atividades no exterior • A gestão da empresa aumenta de complexidade, levando à busca por umamaior profissionalização do time executivo e à divisão dosmercados por regiões Quantomais tempo as franquias mantêmsua operação no exterior, mais fácil se torna seu crescimento nomercado internacional Em julho de 2011, a rede de restaurantes Giraffa’s inaugurou sua primeira loja nos Estados Unidos. Hoje, ela administra 11 unidades da marca, que juntas empregam aproximadamente 300 pessoas e faturamR$ 11 milhões divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx