Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 31 A evolução da inteligência artificial possibilitará umatendimento (quase) humano realizado por meio demáquinas, o que deverá eliminar a espera por atendentes emcall centers Aevoluçãodainteligênciaartificialpossibilitaráumaten- dimento (quase) humano realizadopormeiodemáquinas, oquedeveráeliminar aesperapor atendentes emcall cen- ters. Já a realidade virtual, quando implementada em sua plenitude,poderásituarconsumidores“dentro”dequalquer loja fazendo compras como se estivessemnomundo real. Em termos de logística, o maior impacto deverá ser a adoção cada vezmaior do transporte autônomo (drones e self-driving vehicles ), acelerando e barateando entregas em qualquer ponto do planeta. E o volume astronômico de dados que todas essas novas tecnologias irão gerar exi- girão uma enorme evolução na capacidade das empresas emdominar as técnicas de big data. A tecnologia, em geral, sempre evolui mais rápido do que a mudança de hábito das pessoas. Isso tem de ser levado emconsideração emqualquer planode implemen- tação de inovações. Mas a curva de adoção que normal- mente começa lenta, em determinado momento sofre uma inflexão e se acelera rapidamente. Empresas competitivas não somente se antecipam a essa inflexão, mas principalmente buscamevoluir seria- mente ou alterar seusmodelos de negócio e não somente construir cases “bonitos” para inscrever emprêmios de publicidade. Ainda assim, para que a mudança ocorra mais rapidamente, é importante preparar funcionários e incentivar clientes a alterar comportamentos. É preciso estimular e dar recompensas, incansavelmente. A última grande inovação do varejo foi a criação do e-commerce,mas issonão se compara, emtermos depro- fundidade e complexidade, com as transformações em curso agora. Para fazer diferente e melhor, as empresas envolvidas como varejo não deverão termedo de inovar, errar e aprender com seus erros. Ricardo Longo CEO da Onoffre Consulting e professor da disciplina de mobile marketing do MBA de marketing digital da ESPM As impressoras 3Destão tornando viável a aplicação do conceito de ”cauda longa” no varejo de produtos físicos. E já este ano será possível pagar as compras apenas aproximando o relógioAppleWatcha umPOS shutterstock latinstock

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