Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 33 U m consumidor entra em uma loja de ele- troeletrônicos em um shopping center e pergunta a um dos vendedores detalhes sobre um produto de seu interesse. O ven- dedor, que tem grande conhecimento sobre o assunto, discorre sobre o produto específico e o compara com os concorrentes. O cliente negocia preço e condições, e o vendedor procura encontrar um bom negócio para ambos. O cliente agradece, diz que vai pensar e deixa a loja levando um cartão do vendedor. Depois de passear pelo shopping, o consumidor vai para casa e realiza a compra do eletroeletrônico, sugerido pelo vendedor, por meio do site de e-commerce de uma loja concorrente. Quem não protagonizou ou viu este roteiro acontecer nas melhores lojas do mundo? Globalização, melhor distribuição de renda, forte competição, grande complexidade dos relacionamen- tos e das operações, rápida evolução e obsolescência tecnológica, maior expectativa de vida... Esses fatores tornamo ambiente denegócios bastante desafiador para organizações de qualquer segmento. Integração decanais: afórmulaque dápoderao omni-channel Entenda como funcionaonovo conceitodo varejomundial e aprenda comopromover uma real integraçãodos canais de venda epromoção, desde as lojas físicas até o e-commerce, semesquecer dos smartphones Por EdisonAudi Kalaf shutterstock

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