Revista da ESPM
Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 45 É o que mostra o estudo sobre o consumidor glo- bal do IBV, sobre o que os consumidores esperam do varejo no século 21: uma consistência de preços entre os diversos canais de compras; capacidade de enviar os itens que estão fora de estoque na loja, diretamente para a casa do cliente; opção para acompanhar todo o status de uma ordem de compra; sortimento de pro- dutos em todos os canais; e possibilidade de retirar e devolver as compras on-line na loja física. Ao analisar os três métodos de contato utilizados pelos varejistas para se conectar com esse público — mídia social, ferramentas de localização e mobile —, a pesquisa detectou quatro grupos distintos de consu- midores: o tradicional — que é composto por 19% dos entrevistados e não utiliza tantos recursos tecnológi- cos durante a compra; o de transição (40%), que usa a tecnologia para realizar pesquisas e coletar informa- ções; o tech-intrigued (29%) — ou curioso —, que usa os recursos disponíveis para realizar compras on-line; e o trailblazer (12%) — também conhecido como pio- neiro —, que utiliza todo tipo de tecnologia para veri- ficar preços, encontrar determinada mercadoria, ler opiniões a respeito do produto, acompanhar seus pedidos e até fazer a avaliação on-line do varejista. Embora em menor quantidade, o grupo dos trailbla- zers é mais ágil, exigente e influente, além de querer controlar o processo total de compra. “Dos quatro gru- pos relacionados, classificamos os trailblazers como os consumidores do futuro, que já estão desbravando Apresentação dos resultados doúltimo festival do dia 11 de novembro, que registrou a venda deUS$ 9,3 bilhões em produtos nas várias plataformas doAlibabaGroup, como AliExpress, TaobaoMarketplace e Tmall.com latinstock
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