Revista da ESPM
Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 47 “Vendemos mais de 1,2milhão de eletrodomésticos de grande porte, três milhões de luminárias, 200 mil gar- rafas de detergente e 50 mil carros novos numperíodo de 24 horas em todo o mundo. Somente a AliExpress processou mais de 6,8 milhões de pedidos durante o festival.” Desse total, 42,6% das transações foram fei- tas via celular, ou seja, por meio do chamado mobile- commerce. Para efeito de comparação, a última edição da Black Friday, evento realizado na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos, atin- giu um volume de vendas on-line de US$ 2,4 bilhões ( ver quadro ao lado ). Realizado pela primeira vez no Brasil, o festival do Alibaba contou com uma ampla estratégia de marke- ting, composta por vídeos promocionais, campanha nas mídias sociais e oportunidades de desconto por meio de jogos on-line, nos quais o cliente ganhava cupons de desconto para trocar por mercadorias durante o Festi- val de Compras. Resultado: o Brasil foi o segundo país na AliExpress em número de compras durante o festi- val, perdendo apenas para a Rússia. Segundo o executivo chinês, no último ano, houve uma grande demanda pelos produtos vendidos na AliExpress, em vários mercados onde o inglês não é a língua oficial, tais como Rússia, Brasil, Espanha e Israel. Como o sucesso da plataforma chinesa está diretamente vinculado à comunidade de vendedores que integram o grupo, o Alibaba agora está ajudando seus fornecedores a estruturar seus negócios para acompanhar o ritmo de crescimento. “Em 2014 intro- duzimos um programa de incubação progressivo para os vendedores, com diferentes tipos de treinamento para negociantes em vários estágios de crescimento. Também ampliamos nossa comunicação com esse público por meio de canais on e off-line para ajudá-lo a se familiarizar com as regras da nossa plataforma e com as expectativas dos compradores”, explica o diretor de operações globais e expansão estratégica do Alibaba Group. Agora, o próximo passo é aprimorar o serviço de entregas por meio de parcerias globais. “Nós aguar- damos ansiosamente a criação de mais serviços postais, desenvolvidos sob medida para atender às duas principais necessidades do comércio eletrô- nico: flexibilidade e adaptabilidade”, assegura Yan. comparativo de vendas Fonte: AlibabaGroup Produtosdevestuário foramosmaisvedidosno Festival deCompras11.11enaBlackFriday Organizadoanualmente peloGrupoAlibaaem11 denovembro, oFestival deCompras11.11 éamaior promoçãode 24horasdevendas on-linedomundo GMV (volumede mercadoriabruto) em2014: Crescimentodovolumede vendasanoaano paísese regiões participantes Transações feitaspor celular (porcentagem donúmero total de transações) Transações feitaspor celular (porcentagem donúmero total devendas) país participante GrupoAlibaba venda Festival de compras 11.11 Festival de compras 11.11 Black Friday (EUA) Black Friday (EUA) maisde4.200 pontosnos EUA ABlackFriday– odiaapóso feriado deAçãodeGraças nosEUA – éumevento decompraspara canaisdevarejo on-lineeoff-line. Volumede Vendas On-line em2014: Crescimentodasvendas on-lineanoaano
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