Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 65 interatividade, pois diferentemente dos computadores demesa, nomobile, a interação, transação e comunica- ção acontecem de maneira instantânea e interativa; a personalização, pois desktops podemser utilizados por vários indivíduos, enquanto o mobile geralmente per- tence a apenas uma pessoa; e, finalmente, os serviços de localização que permitem identificar exatamente onde a pessoa está. Esses diferenciais vêmcriando uma culturamóvel, na qual usuários colocamos tablets e os smartphones como parte de seu cotidiano e ganham cada vez mais poder de compra. Nesse sentido, os varejistas podemse diferenciar ofe- recendo serviços via mobile para indivíduos cada vez mais ricos em recursos e conteúdos, alémde explorar o mobile commerce dentro de sua estratégia omni-chan- nel. Todavia, esse crescimento não depende apenas da proliferação dos dispositivos móveis, mas também da iniciativa das empresas de introduzir a sua loja nos bol- sos dos consumidores e capturar as oportunidades pro- duzidas pelos fatores acima mencionados. Varejo de bolso Para entender a percepção atual dos varejistas em rela- ção ao mobile commerce e como eles vêm explorando esse canal dentro de sua estratégia omni-channel, pro- duzimos uma pesquisa quantitativa entre os empresá- rios brasileiros que possuem comércio eletrônico. Os dados foramcoletados entre os dias 14 e 19 demarço de 2014, quando 53 pessoas de uma amostra representativa do universo de varejistas foram convidadas a respon- der a nove perguntas fechadas demúltipla escolha, que podemser observadas no link https://pt.surveymonkey. net/results/SM-SRC7CTL7. Em três das nove questões foi utilizada a técnica de pesquisa da escala de Likert para melhor entendimento do grau de conhecimento dos varejistas em relação a tópicos específicos. Aprimeira questão procurou identificar o percentual de visitantes do site de comércio eletrônico que acessa por meio de um dispositivo móvel. O primeiro gráfico mostra que 57,5% dos pesquisados acreditam que este percentual esteja entre 0% e 20% do total; já 22,5% dos respondentes disseram que o índice fica entre 20% e 40%; apenas 10% acreditamque de 40% a 60% dos usuá- rios acessam seu site por meio de dispositivos móveis. E outros 10% disseramnão saber qual é esse percentual. gráfico 1 – qual a quantidade de tráfego viamobile d0 seu site? 0-20% 40-60% 20-40% Não sei Fonte: pesquisa realizada pelo autor 10% 10% 22,5% 57,5% gráfico 2 – qual a porcentagemdo total da receita de seu site que é transacionada via aparelhos móveis? 0-20% 40-60% 20-40% Não sei Fonte: pesquisa realizada pelo autor 12,5% 5% 5% 77,5% gráfico 3 – quais medidas a seguir tentou para otimizaçãomobile? Fonte: pesquisa realizada pelo autor Website otimizado Design responsivo Nenhum Site dedicado E-mail otimizado Aplicativos móveis 44,4% 41,7% 19,4% 25% 16,7% 16,7%

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