Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 69 A sétima questão buscou identificar a medida pela qual os esforços de comunicação realizados pelos varejistas estão otimizados para dispositivos móveis ( ver gráfico 7 ). Nesse caso, a escala foi divi- dida em quatro faixas: esforços muito otimizados; esforços otimizados; esforços não otimizados; e esfor- ços irrelevantes. Para elencar os esforços de comu- nicação apresentados foram escolhidas cinco das mídias mais representativas em volume de acessos e faturamento do comércio eletrônico: links patro- cinados ou pay-per-click ; publicidade on-line (ban- ners) custo por impressões; vídeos; mídias sociais; e e-mail marketing. Próxima pergunta: qual agente é responsável pela otimização de dispositivos móveis dentro da orga- nização? O objetivo aqui era saber qual é o olhar das organizações em relação à importância e ao esforço dedicado ao mobile commerce dentro das empresas. Nela foram apresentadas as opções de que o mobile commerce e as otimizações dos dispositivos móveis ficariam a cargo de um time especializado emmobile; uma equipe de produtos que olha tanto para a otimi- zação do site quanto para os dispositivos móveis; um grupo de profissionais de e-commerce, que olha o negó- cio digital como um todo e responde pelo resultado do canal; o time de tecnologia, de marketing, ou o gestor do negócio. Também foi dada a seguinte opção: nin- guém dentro da organização olha para a otimização mobile ( ver gráfico 8 ). Finalmente, a última questão avalia, sob a ótica do varejista, qual é o principal fator inibidor do sucesso da otimização da presença mobile dentro da empresa ( gráfico 9 ). Nesse caso, foram propostas as seguintes possibilidades: falta de recursos financeiros ou huma- nos; falta de conhecimento ou compreensão dentro da empresa; dificuldade em compreender as necessida- des do consumidor; dificuldade em avaliar o retorno sobre investimento, emconstruir e otimizar uma solu- ção mobile; e as limitações que os softwares atuais de negócios digitais permitempara a otimização da expe- riência mobile. Intenções versus limitações Oestudomostraque, apesarde42,5%dosvarejistas terem mais de 20% dos acessos do e-commerce provenientes de dispositivosmóveis, apenas 22,5% têm faturamento shutterstock

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