Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 89 Outro empecilho citado pela consultora é a enorme quantidadede fusõeseaquisiçõespelasquaisaindapassa o varejo brasileiro, como aponta um levantamento pro- duzido pela PwC, emparceria como Instituto Brasileiro de Executivos deVarejo eMercado deConsumo (Ibevar). De acordo com a pesquisa, em 2013, o faturamento das 120 maiores empresas de varejo foi de R$ 380 bilhões, representando 25% do consumo total de bens no Brasil. Naquele ano, as dezmaiores (GPA, Carrefour, Walmart, LojasAmericanas, Cencosud,Magazine Luiza,Máquina de Vendas, OBoticário, Makro e Raia Drogasil) concen- traram51%do total das vendas das 120 empresas relacio- nadas. “Ainda há espaço para novas fusões e aquisições. Isso faz com que o orçamento de tecnologia de muitas dessas redes seja utilizado para integrar operações dis- tintas. Logo, não sobra verba para a criação do aplicativo de m-commerce que o consumidor tanto deseja.” Esseconflitodeinteresseséretratadonapesquisa Global MultichannelSurvey2013 ,queentrevistou15milinternautas em15países,incluindooBrasil.Segundoolevantamentoda PwC,63%dosbrasileirospreferemrealizarsuascomprasem lojasfísicas,mas44%jápossuemohábitodeadquirirprodu- toson-lineumavezpormês,emmédia.Apesquisaapontou aindaqueamaioriadosentrevistadosutilizaosmartphone paracompararpreços,pesquisarinformaçõessobreprodu- tos(65%)erealizarpagamentosviacelular(58%).“NoBrasil,o dispositivomóveljáébastanteutilizado,masoclienteainda prefere acessar o site da loja emvez de usar umaplicativo”, comparaAna,citandooquelevaoconsumidoraoptarpela compravirtual: “comodidade, conveniênciaeagilidade”. Oestudoavaliou tambémo tipode tecnologiaquepode- ria ser utilizada pelo varejo para melhorar a experiência de compra dos clientes. Para 59%dos entrevistados, oque mais agrega valor à loja física é apossibilidadedeoconsu- midor checar o estoque da loja pela internet. Emsegundo lugarapareceousodeumsistemawi-fidefácilacesso(45%), seguidopelousode tablets para aofertadeprodutos alter- nativos (39%) e a possibilidade de pagar a compra para o próprioatendente,sempassarpelacaixaregistadora(36%). Ana cita ainda outra pesquisa feita pela PwC com os CEOs de grandes redes de varejo emtodo omundo, mos- trando que “53% dos CEOs entrevistados disseram que estão revisandoseusmodelodenegócios—desdeas estra- tégiasatéaexecução—, por contadonovocomportamento do consumidor e de seus dispositivosmóveis”. e s p e c i a l o m n i - c h a n n e l Com180 lojas emtodo o país, a Centauro está iniciando testes comumprograma de coalizão que vai permitir aos consumidores acumular pontos nas compras on e off-line e trocá-los por produtos nos dois canais

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