Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 91 quer comprar. A partir do momento em que a empresa respeita essa opção, ela ganha um cliente fiel.” Considerandoos rumos que a economia brasileira tem seguido nos últimosmeses, a aposta daMicrosoft é a de que este seja o ano da implantação do omni-channel no varejo nacional. “Há três anos, esse conceito é abordado no Big Show pela NRF. E mesmo assim, o Brasil ainda não apresenta umcase legítimo de omni-channel. Mas, nesse cenário de baixo crescimento econômico que o Brasil atravessa, o tema deverá ganhar mais importân- cia, uma vez que os consumidores estarão mais seleti- vos na hora da compra”, comenta FabioAraújo, diretor de marketing e estratégia do setor de soluções de negócios daMicrosoftBrasil. “Omni-channel nãoéumaequaçãode ROI (retorno sobre investimento), e simde fidelização!” Outro ponto que deverá incentivar a integração dos canais é uma mudança na legislação tributária, que irá instituir o cupom fiscal eletrônico no país, em substi- tuição ao modelo atual, que pode ser emitido apenas pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Hoje, a lei obriga que a venda esteja ancorada a uma caixa registradora, com impressora fiscal, o que inviabiliza a utilização de umdevicemóvel para o atendimento emuma loja física. Comessamudança legal, que deverá ser implementada em todos os Estados, até o meio do ano, o mobile com- merce poderá ser inserido na operação, e o varejista não precisarámaismanter cincocaixas parapagamento, por- que amaior parte das transações será feita comdinheiro eletrônico. “Como isso muda o custo das operações, os varejistas já começama enxergar valor na estratégia de omni-channel”, avalia Azevedo. O que vai acontecer após a implantação do omni- channel no Brasil? Uma das grandes apostas do varejo mundial é o aumento de lojas que operam sob o con- ceito one-stop shop , oferecendo uma infinidade de pro- dutos e serviços para um mesmo cliente. “Essa nova realidade representa o uso inteligente de todos os dados obtidos com o big data para ofertar a você um mix de produtos e serviços baseado no seu perfil de consumo”, prevê Azevedo. “No futuro, sua loja prefe- rida poderá vir a ser um grande marketplace, que irá ajudar você a comprar de roupas a itens de supermer- cados.” Mas, para chegar a essa nova fase, o varejista precisará, obrigatoriamente, cumprir uma etapa ante- rior: a implantação do conceito omni-channel. Então, mãos à obra, Brasil! e s p e c i a l o m n i - c h a n n e l ACasasBahia e oWalmart figuramentre osmaiores nomes do e-commerce nacional. Oproblema é que ambas apresentamoperações distintas de comércio on e off-line, o que dificulta a implantação do conceito omni-channel ALeroyMerlinacaboude inaugurar seu canal de vendas on-line, comdoismil produtos de umuniverso de 80mil itens disponíveis na loja física. A iniciativa representa os primeiros passos damarca rumo ao omni-channel latinstock latinstock

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