Revista da ESPM
Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 95 e s p e c i a l o m n i - c h a n n e l e aproveitar todas as oportunidades para capitalizar sinergias entre os diferentes negócios do GPA, com inte- gração em todas as funções comuns. Um exemplo disso é o Retira em Loja, que disponibiliza ao cliente do e- commerce www.extra.com.br , a pos- sibilidade de retirar os seus produtos commais comodidade e agilidade nas lojas físicas do Extra. O cliente pode retirar eletroeletrônicos leves, além de compras de alimentos e bebidas re- alizadas pelo Extra .com.br e também alimentos pelo site do Pão deAçúcar. Anna Gabriela — O que o GPA tem feito para atender às demandas gera- das na era do omni-channel, ativadas, principalmente, pelo e-commerce e pelo m-commerce? Edson — O GPA oferece, de fato, solu- ções multicanais para proporcionar a melhor experiência de compra, acompanhando a evolução dos hábi- tos do consumidor. Além do Retira em Loja, trabalhamos também com o Catálogo Eletrônico — canal de vendas via tablet do hipermercado, que nos permite oferecer ao cliente o produto que ele deseja comprar, mas que não está disponível na loja física. O mobile é uma das principais apos- tas da companhia, o que permitirá ao consumidor acessar a qualquer momento um amplo sortimento de produtos, em condições competiti- vas e com entrega rápida. Anna Gabriela — Como o GPA mol- dou sua estrutura de omni-channel e o que foi preciso mudar na gestão das bandeiras do grupo para a implanta- ção desse conceito? Edson —OGPA acredita que amultica- nalidade é um fator crítico de sucesso no varejo. O consumidor brasileiro está cada vez mais multicanal e nós, comomaior varejistadopaís, temos de antecipar essa mudança de comporta- mento para oferecer soluções cada vez melhores para os nossos clientes. To- das as bandeiras do grupo estão sendo moldadas para integrar a plataforma multicanal, sempre respeitando as especificidades de cadanegócio. Anna Gabriela — O que mudou no comportamento de compra dos consumi- dores, com a ampliação do conceito de omni-channel? Edson —Nos últimos anos, o consumi- dor tem ampliado seu uso de canais, cuja escolha varia conforme seu perfil e o momento de compra. Mas, em qualquer um deles, a exigência pela qualidade de produtos e serviços e preço competitivo se mantém. Acre- ditamos que seja necessário manter a consistência na oferta de cada marca do GPA, entre os diversos canais e formatos para assegurar o adequado atendimento às expectativas e buscar a fidelização dos consumidores às nossasmarcas. Anna Gabriela — Que tipo de oportu- nidade essa integração de canais gerou para os negócios do GPA? Edson — O GPA é o maior grupo de varejo da América do Sul, com mais de dois mil pontos de venda e uma estrutura multinegócio e multicanal distribuída em cinco empresas. Essa experiência nos credencia a conhecer o varejo com profundidade e anteci- par as melhores práticas ao mercado brasileiro, gerando diferenciação re- levante, tanto no canal on-line quanto em lojas físicas, estando ambos cada vez mais integrados, como mostram nossas iniciativas em ampliar as op- ções de “click and collect” e a venda do amplo sortimento da plataforma on-line em nossas lojas físicas. Esse movimento contínuo tem o seu valor reconhecido pelos nossos clientes e demais stakeholders e dá sustentação aos nossos resultados. “OGPAé omaior grupode varejodaAméricadoSul, commais de doismil pontos de venda euma estruturamultinegócio emulticanal distribuída emcinco empresas. Essa experiêncianos credenciaa conhecer o varejo comprofundidade e antecipar asmelhores práticas” EdsonKawabata
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