Revista da ESPM

Janeiro/fevereirode 2015| RevistadaESPM 99 shutterstock Estamosemum caminhosem volta:ovarejo nuncamais seráomesmo! Vejacomoovarejo jáestáutilizandoa tecnologiaparaestimular sensações, interaçõeseexperiênciasnosconsumidores Por Carlos Ferreirinha Decoração deNatal daBurberry emParisCae remquaerumvoluptas ea que pliqui vellandame nus aut officiis ellut eosseri tatium incit, iliqui quosmaio evelent. Alia core, torrovidi iuntem is inullautet, unt U m consumidor que perdeu a paciência e já não quer mais diferenciar o off-line do on-line. Um novo comportamento de con- sumo que tem gerado ruptura e alterado por completo as relações estabelecidas no mercado. Empresas e marcas forçadas à reinvenção do diálogo e da dinâmica de compra e venda. Este é o panorama atual do varejo: consumidores se sentindo mais poderosos, extraordinariamente bem informados e com o absoluto controle da situação definem quando, como e em que formato a interação acontecerá. Nesse cenário, conveniência passou a ser a palavra de ordem. E se a marca conseguir personali- zar a estratégia, o efeito de estímulo é amplificado. E não se trata apenas de novos canais de vendas ou de contato com o consumidor final. Estamos falando de um formato muito mais evoluído, contemporâneo e dinâmico. Entramos na era da integração e do enga- jamento total, que leva o consumidor a, praticamente, desenhar qual o tipo de experiência de relação de consumo deseja ter com as marcas. Lojas físicas, call center, TV, vitrines, e-commerce, sites, redes sociais, shutterstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx