RESPM-JUL_AGO-2015-alta
julho/agostode 2015| RevistadaESPM 105 que faz com que o gasto diário seja de 120 litros de água por habitante. Além disso, 50% da água quente utilizada em nossos prédios vem do sol e os outros 50% são gerados por aquecimento a gás. Temos uma rede de água e esgoto própria, na qua l registra 12% de perda, en- quanto a média nacional é de 45%. Outra iniciativa que vem sendo implantada é a do carro comparti- lhado. Já temos dois veículos à dis- posição dos moradores, que pagam R$ 18,00 por hora para utilizar o automóvel. Em um futuro próximo, vamos começar a transformar o lixo orgânico do bairro em fertili- zante e energia elétrica. Revista da ESPM — E o que você pla- neja para o futuro de Pedra Branca? Gomes — Agora, o nosso próximo desafio será transformar Pedra Branca em uma cidade criativa. Para tanto, estamos fomentan- do a instalação de empresas de tecnologia e promovendo o de- senvolv imento do Inst it uto de Apoio à Inovação e Tecnologia, que já tem 33 empresas incubadas. Acreditamos que a inovação surge do encontro entre as pessoas, da conversa, do conv ív io. O urba- nismo de Pedra Branca permite e estimula essa interação entre universitários e professores, por exemplo, que se encontram com frequência em nossas praças e parques. Dessas conversas sur- gem boas ideias e novos negócios. Estamos trabalhando para insta- lar novas empresas-âncoras, como a Unisul, na região. O plano passa pela construção de um teatro, um grande centro de convenções e um hotel. Estamos investindo na área cultural por acreditarmos que o ponto alto da cidade criativa é o artista, cujo trabalho é capaz de promover uma evolução da cultura local. Com base nesse princípio, em outubro vamos promover nos- so primeiro Festival Internacional da Literatura. Pedra Branca não temmuros e seus parques, praças e lagos são abertos ao público. As calçadas são lisas e largas. E o pavimento térreo dos prédios é pensado para os moradores verem os pedestres e vice-versa e s p e c i a l O f u t u r o da s c i da d e s b r a s i l e i r a s divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx