RESPM-JUL_AGO-2015-alta

julho/agostode 2015| RevistadaESPM 137 concentrada a maioria dos empregos. Da zona leste para o centro expan- dido, ocorre, hoje, um dos maiores deslocamentos humanos do mundo. É, praticamente, um Uruguai indo e voltando, todos os dias. Mais de dois milhões de pessoas perfazem esse trajeto, diariamente. Moram na zona leste e vão trabalhar no centro ex- pandido. Para atender ao público que faz essas viagens, temos de construir linhas de trem, de metrô e corredores de ônibus. Então o esforço deveria ser para que as pessoas pudessem morar mais próximas dos locais de trabalho. Revista da ESPM — Hoje nós ainda não vemos isso acontecendo. Como se ameniza a situação? Pelissioni — Precisamos criar uma malha integrada. Hoje, na capital e na Grande São Paulo, temos bi- lhetes integrados. Os sistemas se complementam. O cidadão paga R$ 3,50 e pode viajar de ônibus, de metrô e trens urbanos. Pouca gente da classe média alta, que não usa o sistema, sabe disso. Então, os sistemas são complementares, não precisam concorrer. Revista da ESPM — Como secre- tário dos Transportes, qual é a sua maior preocupação atualmente? Pelissioni — O metrô é considerado pelos paulistanos, segundo pesqui- sa Datafolha, o melhor sistema de transportes da cidade. Então, preci- samos de mais metrô e também de mais trens. Para isso, preparamos a maior expansão de metrô e trem da história de São Paulo. Temos dez grandes obras contratadas e a con- clusão das obras da Linha 4 do me- trô. Serão quatro estações: Fradique Coutinho e Mackenzie-Higienópolis na região central; Morumbi e Vila Sônia na zona oeste. Na Linha 5, temos um trecho já em operação, que é entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, na região de Santo Ama- ro. Essa linha vai atravessar toda a região de Moema e chegar à Vila Mariana. Só com essa linha, pre- tendemos atender a mais 780 mil passageiros. Temos dez estações em obras. Dois monotrilhos. O da Linha 15, que começou na Vila Pru- dente e que, na primeira etapa, irá até São Mateus. E o da Linha 17, de Congonhas até a Estação Morumbi, integrando também o Campo Belo com a Linha 5. Todas essas quatro linhas já estão em obras. Da zona leste para o centro expandido de São Paulo, temos, talvez, umdosmaiores deslocamentos humanos domundo hoje. É praticamente umUruguai indo e voltando todos os dias latinstock

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx