RESPM-JUL_AGO-2015-alta

entrevista | Clodoaldo Pelissioni Revista da ESPM | julho/agostode 2015 140 querendo conhecer o metrô de São Paulo. Essa troca de experiências é muito importante. Mas, em São Pau- lo, nós temos uma situação bastante complicada. Além de estarmos em uma metrópole complexa, tem toda a questão da logística de cargas. São Paulo é tronco para passagem de tudo quanto é tipo de veículo que vai do Norte para o Sul do país — e é passagem também para o porto de Santos. Hoje, as cargas passam pela linha da CPTM à noite. Temos dez grandes rodovias que chegam à capital: Dutra, Fernão Dias, Bandei- rantes... E todas já estão saturadas. Revista da ESPM — Por quê? Tam- bém nessa questão rodoviária faltou bom planejamento? Pelissioni — Por um problema adi- cional. Na macrometrópole tem gente que mora na região de Cam- pinas e vem trabalhar na capital. Tem gente que mora em Sorocaba e vem trabalhar na capital. Quando fui secretário de Logística, fizemos o plano diretor de transportes, já pensando em 2030. Nós temos de construir já os trens de passageiros para as principais cidades da ma- crometrópole: Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. É uma necessidade e os investimen- tos não são pequenos. O primeiro, redefuturadotransportemetropolitanodesão paulo

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