RESPM-JUL_AGO-2015-alta
julho/agostode 2015| RevistadaESPM 147 As características das cargas que circulam em São Paulo sãomuitodiferentes das dos demais estados, pois, nele, a demanda por transportes é fortemente concen- trada em produtos de maior valor agregado, relaciona- dos ao setor industrial e de consumo final da população que circula nas rodovias, ferrovias, hidrovias e dutos do Estado. Esse transporte de cargas tem um perfil de demanda em torno de 850 (10 6 t) por ano, excluindo-se as estradas vicinais e o viário urbano. Isso demonstra que o Estado produz bens e serviços de alto valor agre- gado, possui potencial econômico e, consequentemente, demanda por uma moderna infraestrutura logística. Resumidamente, entre o fim da década de 1980 e o início dos anos 1990, amudança no perfil das atividades econômicas no Brasil acelerou a necessidade de ajustes no sistema de transportes e logística do país. Na época, com a adoção de um novo modelo de Estado — menos intervencionista —, o governo produziu os ajustes e as reformas, passando de ummodelo de gestão com forte participação do Estado na prestação de serviços e exe- cução de obras para ummodelo de gestão de operação e execução de obras pelo setor privado e regulação exer- cida pelo Estado. Com a melhoria da acessibilidade daí decorrente, asatividadeseconômicas, antesaglomeradas na capital, terminaram por desconcentrar-se em dire- ção a outrosmunicípios de seu entorno, dando origemà chamada Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) — composta por 39municípios —, que acabou por transfor- mar a localidade emuma imensametrópole de serviços. A saturação do sistema Como reflexo das políticas governamentais federais, principalmente as de transferência de renda, inclusão social, estímuloaoconsumoeofertaaocrédito, a frotado Estado de São Paulo cresceu cerca de dez vezesmais que a sua população, como aponta a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, no PlanoDiretor de Logística eTransporte2010-2030. Frente a isso, o sistema de transporte e logística do Estado de São Paulo, atual- mente, encontra-sepróximoà saturação. Evidênciadisso pode ser estabelecida a partir da situação das rodovias. O indicador que revela a saturação de uma rodovia é denominado nível de serviço, um índice que varia de A a F, sendo que o nível A representa as melhores con- dições de tráfego e o nível F representa as situações de congestionamento. Portanto, os níveis de serviço de A a shutterstock
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