RESPM-JUL_AGO-2015-alta

Estratégia Revista da ESPM | julho/agostode 2015 148 E correspondema umregime de fluxo livre, enquanto os regimes congestionado e de descarga da fila correspon- demao nível F de serviço. Esse dado corresponde à qua- lidade de operação da rodovia e, de modo geral, reflete o nível de fluidez do fluxo de tráfego, a possibilidade de realizar manobras de ultrapassagem ou de mudança de faixa eograudeproximidadedos veículos. Assim, quanto menorofluxodeveículos,melhor aqualidadedaoperação. Oquadro acima revela a situação atual e projetada dos eixos rodoviários que chegam à RMSP. Os dados apre- sentados são coletados por contadores de tráfego que mensuram o fluxo de veículos que entram nas regiões metropolitanas durante um ano. A linha de contorno ( cordon line ) da pesquisa encontra-se na altura do Rodo- anel, o que faz com que a pesquisa não capte os fluxos Quadro 1 | Saturação dos eixos rodoviários que chegam à RegiãoMetropolitana de SÃo PAulo Evolução do nível de serviço Rodovia 2010 2015 2020 2025 2030 2035 2040 Anhanguera D D F F F F F Bandeirantes C D E F F F F Anchieta D D F F F F F Imigrantes C C D D F F F Castello Branco C D D F F F F Raposo Tavares C D D F F F F Ayrton Senna C D E F F F F Dutra D E F F F F F São Caetano São Paulo Guarulhos São Bernardo do Campo Santo André Osasco Mauá Diadema Mogi das Cruzes Itaquaquecetuba do Sul Poá Ferraz de Vasconcelos Ribeirão Pires Rio Grande da Serra Suzano Arujá Santa Isabel Guararema Biritiba Mirim Salesópolis Mairiporã Caieiras Franco da Rocha Francisco Morato Cajamar Pirapora do Bom Jesus Santana de Parnaíba Barueri Carapicuíba Jandira Itapevi Cotia Embu das Artes Embu-Guaçu São Lourenço da Serra Juquitiba Taboão da Serra Itapecerica da Serra Vargem Grande Paulista Bandeirantes Fernão Dias Dutra Ayrton Senna Anchieta Imigrantes Regis Bittencourt Raposo Tavares Castello Branco Anhanguera Fonte: Plano Diretor de Logística e Transporte 2010-2030 , da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx