RESPM-JUL_AGO-2015-alta
Estratégia Revista da ESPM | julho/agostode 2015 152 Para assegurar a factibilidade do PAM, os projetos foram hierarquizados a partir da utilização da meto- dologia AHP, acrônimo na língua Inglesa de Analytical Hierarchy Process (Processo de Análise Hierárquica). E sequenciados, segundo as suas conclusões no curto (2020/25), médio (2025/35) e longo (2040) prazos. Ade- mais, foram precificados, somando um valor total de R$ 415 bilhões em investimentos, conforme indica o quadro 3 ( ver página anterior ). Vale ressaltar a concep- ção inovadora e pioneira da relação entre o público e o privado, as parcerias público-privadas (PPPs), que foram adotadas no PAM. Tal iniciativa evidencia a capacidade do governo estadual de estruturar novos modelos de equacionar segmentos do planejamento setorial, na forma de ação compartilhada, como, por exemplo, no transporte sobre trilhos e nas áreas sociais. Os eixos estratégicos do PAM, definidos a partir da política de desenvolvimento daMMP e que orientaram a definição dos critérios de hierarquização dos projetos são: Eixo 1 — Conectividade Territorial e Competitivi- dade Econômica; Eixo 2 — Coesão Territorial e Urbani- zação Inclusiva; e Eixo 3 — GovernançaMetropolitana. Os critérios de hierarquização, por sua vez, represen- tamumpadrãode referênciapara avaliações e julgamen- tos comparativos entre os projetos, definidos apartir dos eixos estratégicos, perfazendo um total de oito, sendo quatro estratégicos e quatro voltados à factibilidade dos OPAMconcretizauma agendade longoprazo (2013-2040) e apresenta apropostade uma carteira com 145projetos e cercade 70 ações 14 13 12 11 10 1 0,00 1,00 0,90 0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 2 3 4 5 6 7 8 9 Competitividade Conectividade Coesão territorial Sustentabilidadeambiental Articulaçãodossistemasde trens regionaiscom a rededeestaçõesmetroferroviáriasdaRMSP Redemetroferroviária (2020e2040) Implantaçãodeplataformas logísticas periféricas juntoao ferroanel ProjetoTietê4ªetapa (2012-2018) Programadecorredoresde ônibusmetropolitanosdaEMTU ProjetoTietê3ªetapa (2011-2016) Conclusãodo ferroanel– trechosnorteesul IntegraçãodoaeroportodeGuarulhos com transportedecargasepassageiros Hidroviametropolitana Corredordeônibusmetropolitano Tucuruvi-Guarulhos Implantaçãodeplataformas logísticasurbanas (8plataformas) RevisãoeampliaçãodoSistemaViário Metropolitano (Sivim) PDMAT3:Terceiroplanodiretorde macrodrenagemdabaciadoAltoTiête ProjetocanalBillings–Taiaçupeba 0.50 0.75 1.00 Importância estratégica 0.50 0.75 1.00 Factibilidade 12 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fonte: Secretaria da Casa Civil, Plano de Ação daMacrometrópole Paulista 2013-2040 . Coleção carteira de projetos do PAM; 4, 1. ed., São Paulo: Emplasa, 2014 QUADRO 4 | Hierarquização dos projetos da RMSP estratégicos (de contexto e objetivos finalísticos) ótica econômica (Eixo 1) e territorial (Eixo 2) ótica governança (Eixo 3) FACTIBILIDADE (intrínsecos ao projeto) competitividade conectividade coesão territorial sustentabilidade ambiental financiabilidade jurídico institucional implementação egestão viabilidade política
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