RESPM-JUL_AGO-2015-alta
julho/agostode 2015| RevistadaESPM 153 Ofluxodas rodoviasdaGrandeSãoPauloperfazumtotal de168milhõesde toneladas/ano. Para2030, estima-seumincrementodemais137milhõesde toneladas/anoaosistema projetos. Cada umpossui suamétrica individual de ava- liação da contribuição do projeto, como, por exemplo, muito alta, alta, média, baixa e não contribui. A título de exemplo, o quadro ao lado apresenta os resultados da hierarquização dos projetos da RMSP. Finalmente,paraaexecuçãodoPAM,alémdasPPPs,são degrande importânciaosprocessosdedivulgaçãopública e validação política dos projetos e ações propostos emseu âmbito.Destacam-se, também, agarantiado accountability doprocessoeaformação(intensiva)deconsensospolíticos suprapartidários capazes de sustentar a implementação dosprojetos e as açõesdefinidasparao territóriodaMMP. A busca por um entendimento mais amplo e sistê- mico do processo de conurbação, considerando uma visão integrada dos aglomerados urbanos existentes e levando-se em conta os “eixos de desenvolvimento” das capacidades ( capabilities ) desejadas pelo Estado de São Paulo já é realidade. O PAM, por sua vez, pode ser considerado o catalisador de uma Agenda Estratégica Estadual. A mudança no modelo de planejamento já ocorreu. Agora resta saber se as discussões meramente político-partidárias darão lugar às discussões que real- mente interessam, ou seja, o efetivo desenvolvimento do Estado de São Paulo. Reinaldo Belickas Manzini Professor de estratégia empresarial na ESPM e na Fundação Dom Cabral. Consultor em administração estratégica, competitividade e desempenho empresarial Roberto Camanho Engenheiro mecânico pela FEI/SBC e mestre em inovação pela FEI/SP, consultor, professor de análise das decisões e estratégia empresarial na ESPM/SP e pesquisador em processos decisórios do Núcleo Decide da FEA/USP shutterstock
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