RESPM-JUL_AGO-2015-alta

Oequilíbrioentre osonhoearealidade E mrecente reunião realizada emRoma, aAcademiadeCiênciasdoVa- ticanodebateuo temadasustentabilidadedas cidades comprefeitos e governadoresdomundo inteiro.Haviauma importante representação brasileira, cuja única contribuição foi uma carta pedindo a ajuda dos países ricos, com recursos e tecnologia. Essa foi uma confissão tácita de impotência e incapacidade de resolver os problemas de nossas grandes cidades, que con- tinuam crescendo no meio do caos urbano. Nesta edição, dedicada justamente às cidades brasileirasdo futuro, o tema é tratadopor grandes especialistas e representantes do setor imobiliário, cuja tônicaéohiatoqueexisteentreopoderpúblicoea iniciativaprivadaquandose trata de planejar e implementar o futurodenossas cidades. Não faltamplanos diretores, códigosdeobraseoutros instrumentosdeordenaçãoe revitalização urbana, mas a adesão da iniciativa privada a esses instrumentos é negligível. Falta tambémuma visãomais amplados problemas urbanos, incluindonessa equação a mobilidade, a segurança, a educação e a moradia. Acima de tudo, as grandes construtoras e incorporadoras ainda não demonstraram a sua intenção de unir sonho à realidade, deixando as zonas centrais já saturadas e partindo para grandes empreendimentos urbanísticos em torno das grandes metrópoles. Mauro Peixoto, consultor adjunto da Embraesp, diz que a solução está em empreendimentos situados em um raio de até 140 quilômetros de distância do centro, combinando moradia, educação, trabalho, saúde e lazer. No outro extremo do espectro, o arquiteto Jaime Lerner defende a “acu- puntura” das cidades como forma econômica de revitalizá-las. Já o urbanista dinamarquês JanGehl defende, emsua entrevista, a tese das “cidades para as pessoas”, que ele está implementando no mundo inteiro. Aqui, no Brasil, já existemtambémvárias iniciativas queparecemindicar o rumopara o futuro, como, por exemplo, a cidade criativa de Pedra Branca, em Santa Catarina, e o Vila Flora, um gigantesco conjunto de condomínios perto de Sumaré e Campinas (SP). Sobre tudo isso o leitor encontrará mais informações, com impressionante riqueza de detalhes, nas páginas que se seguem. Em resumo, ainda resta muito a ser feito, mas parece que está surgindo afinal a consciência de que é o homemquemdisciplina as cidades e não estas que apequenam o homem. Estamos no limiar de grandes transformações ur- banas emtodoopaís, eacreditamos tambémqueopoder públicoea iniciativa privada trabalharão cada vez mais unidos para construir um futuro melhor! Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial PARA ASSINAR, LIGUE: (11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (11) 5085-4646 - www.espm.br/revistadaespm EXPEDIENTE Conselho Editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Thomaz Souto Corrêa J. RobertoWhitaker Penteado (MTB n o 178/01/93) Coordenação Editorial Lúcia Maria de Souza Editora Assistente Anna Gabriela Araujo Edição de Arte Mentes Design Revisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio CarlosMoreira Mauro de Barros Redação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br Comercial MidiaOffice Julio Cesar Ferreira (11) 9 9222-4497 juliocferreira@uol.com.br Impressão Referência Gráfica orcamento@referenciagrafica. com.br Distribuidor Exclusivo Dinap Ltda. – Distribuidora Nacional de Publicações Operação emBancas Assessoria Edicase www.edicase.com.br Revista da ESPM Publicação bimestral da Escola Su- perior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva respon- sabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul­ tores e executivos são convidados a apresentar matérias sobre suas es- pecialidades, que venhama contribuir paraoaperfeiçoamentodateoriaeda prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comuni- cações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. editorial

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