RESPM-JUL_AGO-2015-alta

julho/agostode 2015| RevistadaESPM 75 visão de desenvolvimento do século 20. Uma época em que podíamos po- luir o meio ambiente em benefício do nosso conforto. O automóvel é o meio de transporte do passado e isso precisa mudar. Revista da ESPM —O senhor enfatiza muito o papel da bicicleta. Eu gostaria que o senhor comentasse, como arqui- teto, a forte herança urbanística por- tuguesa no Brasil. Assim como Lisboa, muitas das nossas cidades mais impor- tantes foram construídas em terrenos íngremes, difíceis até para caminhar. Que soluções alternativas nós teríamos ao automóvel? Gehl — Na verdade, eu não sou um grande ativista da bicicleta. Eu apenas acredito que elas são uma solução inteligente para a mobi- lidade urbana em vários lugares. Em outros, temos de dar ênfase ao transporte público. É o caso do sis- tema Bus Rapid Transit (BRT), que foi introduzido em Bogotá e Curitiba. É um modelo barato e rápido de ser implementado, com enorme benefí- cio para a população. O BRT é uma solução que oferece boa qualidade para o usuário e isso é muito impor- tante. O sistema não deve ser ruim pelo fato de ser público. Só assim você consegue criar o estímulo para que as pessoas deixem de utilizar o automóvel. Em breve, teremos sete bilhões de pessoas vivendo em cidades. Não há como assegurar a mobilidade dessa população com veículos particulares. Revista da ESPM — Novos modelos de uso compartilhado de carros particu- lares, veículos sem condutor e serviços como o Uber estão surgindo com forte aceitação. Como o senhor vê o futuro do automóvel? Gehl —Ouso compartilhado é uma ex- celente ideia, porquemuitos carros são subutilizados e poderiam transportar mais pessoas a um custo menor. É muito antiquada essa ideia de que todo mundo deve fazer tudo sozinho. Não vou comentar especificamente oUber, mas se podemos aproveitar melhor o que temospara transportarmais gente e gerar menos poluição, isso é uma Bogotá, na Colômbia, foi replanejada para oferecer maismobilidade aos pobres, commais espaços para caminhar, andar de bicicleta e usar o trânsporte público Acidade deve ser repensadapara as pessoas. Só assimpoderemos ter cidades sustentáveis, compessoasmais saudáveis, porque caminham e se exercitammais, todos os dias latinstock

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