RESPM-MAI_JUN-2015-alta

Revista da ESPM |maio/junhode 2015 10 Embusca dos cientistas do consumo Karina Milaré Quem são e o que fazem os cientistas do consumo, que usam os ensinamentos de sociologia, antropologia, psicologia e administração para trazer um pouco mais de previsibilidade do comportamento humano e da sociedade para o mundo corporativo Pág. 22 Consumo: proscrito ou prescrito? MarioE. René Schweriner Protagonista de todas as necessidades e desejos humanos, o consumo é o motor da economia e merece ser estudado mais a fundo! Entenda como ocorrem as relações de compra na sociedade moderna e por que as pessoas não param de consumir Pág. 26 A economia comportamental: umnovo olhar para o ser humano FláviaÁvila O que é e como funciona a economia comportamental? Conheça a ciência que propõe uma visão mais realista da natureza humana, além de fornecer ferramentas poderosas para entender mais a fundo os consumidores Pág. 32 Neurociências do consumo: as fronteiras da pesquisa de mercado PedroCalabrez eAlexandreMorgado Tecnologias neurocientíficas, aliadas às ciências sociais, ajudam as marcas a obter respostas mais precisas sobre os gostos, os hábitos e o comportamento de consumo e de compra de seus targets. Mas como tudo isso funciona na prática? Pág. 46 O virtual que se tornou real PauloCarramenha A sociedade está em busca de produtos que permitam o consumo em movimento, com portabilidade e privacidade. Para entender e atender a essa nova demanda dos consumidores, a pesquisa de mercado conta com a tecnologia a seu favor Pág. 56 A era da neurociência: entenda o cérebro do seu consumidor! LucasCopelli Grandes empresas, como Google, Unilever, McDonald’s e L’Oréal, investem na área de neurociência com o objetivo de entender melhor o seu público, aprimorar o processo criativo e otimizar os pontos de contato de marketing Pág. 62 O consumo que nos define FlavioFerrari Estudos da Ipsos apontam o que os consumidores estão buscando e quais são as principais tendências de consumo no Brasil e no mundo. Entre elas está a substituição da posse de um bem pelo benefício que ele oferece Pág. 78 A plateia invadiu o palco FranciscoAlbertoMadia de Souza Com o consumidor no comando, Índice shutterstock

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