RESPM-MAI_JUN-2015-alta
maio/junhode 2015| RevistadaESPM 11 o marketing assume, definitivamente, o seu principal papel: converter empresas, produtos e serviços em marcas de qualidade na cabeça e no coração de seus stakeholders Pág. 82 O consumo como linguagem: aquém e alémda satisfação JoãoMatta Houve uma época em que o novo não era bem-vindo e os produtos eram produzidos para durar gerações. Hoje, os indivíduos consomem porque aprenderam associar consumo à felicidade. Saiba como esse cenário foi construído ao longo dos anos Pág. 92 Especial Ciências do consumo Omarketing nunca será uma ciência. Mas a ciência pode ajudar o marketing a ser mais eficiente AnnaGabrielaAraujo e FranciscoGracioso Confira como Bombril, Casas Bahia, Cosan Lubrificantes, Fiat, NET, Porto Seguro e PepsiCo utilizam as descobertas dos chamados cientistas do consumo, no dia a dia de suas operações Pág. 110 Classe C... de contida! RenatoMeirelles O primeiro ponto para entender a nova classe média brasileira é ter em mente que, para essas pessoas, consumo e consumismo são conceitos diferentes. Para a classe C, consumir é um investimento que visa ao desenvolvimento da família Pág. 134 A vovó não é mais vovozinha: o preconceito e a nova cara da terceira idade GiselaCastro Atualmente, no conceito de terceira idade, os 70 são os novos 50, e a vovó tem namorada. Ainda assim, o preconceito contra os mais velhos existe e é grande. Mas até quando essa situação irá prevalecer na sociedade? Pág. 140 Responsabilidade socioambiental e consumo: uma equação necessária Ismael Rocha eMarcusHyonai Nakagawa Nos últimos 30 anos, muitas empresas demonstraram que é possível construir um mundo melhor e obter bons resultados financeiros ao mesmo tempo. Descubra qual é a fórmula capaz de equilibrar a geração de lucros com os dividendos sociais Pág. 148 Entrevistas Nem garantido, nem caprichoso André Oliveira Caçadores de emoções Janaína Brizante e Manuel Garcia-Garcia Mais do que produto, nós vendemos ponto de vista! Andrea Salgueiro Cruz Lima O binômio do consumo Julio Ribeiro 14 38 68 100 128 Leitura recomendada 154 Ponto de vista O consumo nas sociedades contemporâneas Fernando Henrique Cardoso 158 Rede social: o futuro do consumo passa por aqui? Daniel Miller
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