RESPM-MAI_JUN-2015-alta
maio/junhode 2015| RevistadaESPM 121 Ane — À medida que uma empresa cresce de tamanho, os seus desafios também aumentam, em comple- xidade. Na NET, os desafios são superados após muito investimento analítico. Para entender o consumo passado e ajudar no desenho da tendência, esse profissional precisa conhecer metodologias científicas, correlacionar diferentes fatores e então testar hipóteses de maior inte- resse. As análises que contemplam informações de diferentes áreas da NET, combinadas, tendem a trazer mais riqueza às recomendações e pa- drões de ação. É a mistura de pesqui- sa de mercado, análises estatísticas, cruzamentos de dados internos, aná- lise da situação do país e do mundo, avaliação da concorrência nacional e internacional aliados à experiên- cia dos profissionais da área. Esses aprendizados se acumulam e daí surgem as hipóteses e insights. Para tanto, o profissional deve ter perfil investigativo, resiliência e um toque de criatividade. Revista da ESPM — Considerando a evolução de estudos nas áreas da neuro- ciência e da economia comportamental, quais são os principais desafios da NET para entender o comportamento do consumidor e atender às suas novas demandas? Ane — Os nossos produtos permitem o desenvolvimento das pessoas por meio da conectividade. Para nós, entender o comportamento do con- sumidor e as suas novas demandas é o grande desafio. Investimos em pesquisas e novas tecnologias, de acordo com as necessidades e de- mandas do nosso público, pois bus- camos oferecer produtos cada vez mais personalizados. Realizamos um investimento consistente em novas metodologias e frames analí- ticos para captar e multiplicar mais amplamente o comportamento do consumidor. A neurociência nos aju- da a entender aspectos menos racio- nais em avalições de comunicação da NET — quando todas as respostas racionais começam a ficar seme- lhantes, a neurociência nos ajuda a “enxergar” a esfera mais emocional, menos verbal. A economia compor- tamental, embora de maneira não formal, nos ajuda a testar opções e ordens das palavras em claims, me- dindo qual tem mais capacidade de gerar venda, por exemplo. O desafio é descobrir maneiras de levantar as- pectos não verbais do cliente. Revista da ESPM — Como as novas plataformas de interação on-line e off-line, o big data mining e a coleta, a análise e o uso de dados compor- tamentais influenciam a tomada de decisão do marketing da NET? Ane — Desde o início de sua his- tória, a entrega dos produtos da NET é baseada em plataformas de tecnologia de vanguarda com foco no cliente, e não no sistema ou na plataforma. Logo, o que mais importa para nós é conhecer o com- portamento e atender às necessi- dades e expectativas desse cliente, dentro de cada um desses meios, seja para transação, entrega de pro- dutos ou interação. Dessa forma, as ferramentas de big data, beha- vior, análise de tráfego e testes de usabilidade, com usuários reais, têm nos orientado desde a criação de novos produtos até a mudança significativa em interfaces nessas plataformas digitais. e s p e c i a l C i ê n c i a s d o c o n s u m o AneLopesTubenchlak, gerentedecomunicação institucional daNET: ”Investimos empesquisasenovas tecnologias, deacordocomasdemandasdonossopúblico, poisbuscamosoferecer produtoscadavezmaispersonalizados” divulgação
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