RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 125 Revista da ESPM — Em sua opi- nião, como um cientista do consumo pode auxiliar empresas, como a Por- to Seguro, a vender mais e melhor? Rona ldo — Esse tipo de profis- siona l pode ajuda r a entender mais a fundo o comportamento do consumidor e as suas relações com a empresa, de forma a trazer provocações e insights para me- lhorar a experiência do cliente com os nossos produtos e servi- ços. Ao capturar rapidamente as tendências e mudanças de com- portamento, eles também podem apoiar a empresa no seu planeja- mento estratégico. Por isso, esse cientista do consumo precisa ser curioso, inquieto, ousado e estar antenado aos últimos conceitos dessa área de conhecimento. Revista da ESPM — A Porto Seguro tem utilizado as novas mídias para a realização de diversas campanhas, como a divulgação do movimento “Trânsito mais gentil”, que a marca lançou em 2010, depois de perceber em pesquisas comportamentais que o trânsito é um ambiente que tem uma grande capacidade de estimular o sentimento de raiva nas pessoas. Desde então, diversas ações foram criadas para divulgar a gentileza no trânsito. Outra iniciativa foi o des- conto de 7% no valor do seguro de automóvel para aqueles motoristas que não possuem pontos na carteira de habilitação. Tomando como base essas iniciativas, em sua opinião, que objetivos e responsabilidades a comu- nicação e o marketing da companhia devem assumir no mundo de hoje? Ronaldo — Eles devem estar co- nectados aos valores da empresa, que por sua vez deve estar conec- tada aos valores da sociedade. To- dos fazemos parte de um mesmo “ecossistema”, que é interdepen- dente e precisa ser sustentável. Revista da ESPM — Considerando a evolução de estudos nas áreas da neurociência e da economia com- portamental, quais são os principais desafios da Porto Seguro para enten- der o comportamento do consumidor e atender às suas novas demandas? Ronaldo — Nosso desafio é conhe- cer cada vez mais a fundo os clien- tes, de maneira a poder oferecer, por meio dos nossos corretores, um pacote personalizado, feito sob medida, de produtos e serviços para facilitar o seu dia a dia, prote- ger os seus bens e a sua família. Revista da ESPM — Como as no- vas plataformas de interação on-line e off-line, o big data mining e a coleta, a análise e o uso de dados comportamentais inf luenciam a tomada de decisão do marketing da Porto Seguro? Rona ldo — Buscamos apoio na análise de dados estruturados e não estruturados para aperfeiçoar a experiência do atendimento e do serviço que prestamos, identi- ficar quais os perfis de clientes e produtos são mais correlaciona- dos, e também saber onde estão as oportunidades de desenvolvi- mento de novos produtos, servi- ços e benefícios. e s p e c i a l C i ê n c i a s d o c o n s u m o RonaldoCelestino, gerentedemarketing institucional daPortoSeguro: ”Esse profissional ajudaaentender oconsumidor eassuas relaçõescomaempresa, além de trazer insightsparamelhorar aexperiênciadesseclientecomosnossosserviços” divulgação

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