RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 15 Nemgarantido, nemcaprichoso Por Arnaldo Comin Fotos: Divulgação A s equipes rivais do boi-bumbá no folclore amazônico da Festa de Parintins são uma alegoria constante no raciocínio do diretor de tendências da Box1824, André Oliveira. Fundada há dez anos, a empresa de pesquisa e consultoria conquistou enorme reputação no mercado ao estudar a fundo as novas manifestações socioculturais dos brasileiros entre 18 e 24 anos. Sua carteira de clientes abraça grandes líderes de mercado, como Ambev, Itaú, Vivo, Fiat, Grende- ne e C&A, só para citar algumas. Ancorada pelos conceitos das ciências do consumo, a Box tem apontado tendências que superam emmuito a visão tradicional de classe social, hábitos de consumo, idade e geografia. “Está tudo muito misturado”, enfatiza André. Nota-se isso pela equipe da Box. Ali estão todas as “ias” — sociologia, psicologia, antropologia —, gente de comu- nicação, artes e administração. Um composto que define com clareza (ou complica ainda mais) o perfil dos futuros planejadores de marca e cientistas do consumo. Enxergar o que vem pela frente é uma tarefa complexa, quando conceitos até pouco tempo consagrados, como as ditas gerações X, Y ou millenium, e até mesmo o on-line e o off-line já não fazem muito sentido. Para o pesquisador da Box, a grande novidade é enxergar na figura do jovem um disseminador nato de tendências, alguémmais dis- posto ao convívio e à aceitação das diferenças. Liberal ou conservador? Classe A ou classe C? Esquerda ou direita? Temas como a política, o entretenimento, o homossexualismo, a carreira e as novas relações fami- liares estão muito mais abertos. Uma geração que transita entre o anticonsumismo e a ostentação, complicando bastante o jogo no tabuleiro das marcas. Desbravar esse cenário exige cada vez mais a compreensão dos extremos, sem dividir o mundo em certo ou errado. Nem garantido, nem caprichoso.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx