RESPM-MAI_JUN-2015-alta

maio/junhode 2015| RevistadaESPM 153 O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, uma das organizações responsáveis pela mul- tiplicação do conceito no Brasil, destaca em sua Carta de Princípios que entende a responsabilidade social “como a responsabilidade pelos resultados e impactos das ações da empresa nomeio natural e social afetados pelas atividades empresariais e que fará todos os esfor- ços no sentido de conhecer e cumprir a legislação e de, voluntariamente, exceder as obrigações naquiloque seja relevante para o bem-estar da coletividade”. Já a definição de Responsabilidade Social do Inme- tro e da Norma Nacional ABNT NBR 16.001 “consiste na responsabilidade de uma organização pelos impac- tos de suas decisões e atividades na sociedade e nomeio ambiente, pormeio de umcomportamento ético e trans- parente que: contribua para o desenvolvimento susten- tável, inclusive a saúde e o bem-estar da sociedade; leve em consideração as expectativas das partes interessa- das; esteja emconformidade coma legislação aplicável e seja consistente comas normas internacionais de com- portamento; e esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações”. Enfim, são inúmeras as definições, pesquisas e argumentos. A responsabilidade socioambiental chega para complementar as atividades da empresa e ser referência de valor ao produto e ao serviço. Em seu livro Boas ações: uma nova abordagem empresarial: como integrar o marketing a ações corporativas que geram dividendos sociais e retorno financeiro sustentável (Editora Elsevier, 2012), Kotler explica que o compro- misso de agir bem não é garantia de vencer nos mer- cados, mas, nos últimos 30 anos, numerosas empre- sas demonstraram que é possível, ao mesmo tempo, construir ummundo melhor e obter bons resultados financeiros. Não importa que seja uma gigante da Fortune 500 ou uma novata, gerar lucros financeiros e dividendos sociais é um ato de equilíbrio. Para mui- tos líderes empresariais, essas inciativas se situam entre as mais realizadoras de suas vidas. É isso que realmente gera valor para as pessoas, para a empresa e para o planeta. Os consumidores estão cada vezmaisvalorizandoesse tipodecondutaeconsiderando tais atributosnomomentode sua compra. Embreve, esse será um grande patrimônio das marcas, assim como qualidade ou preço. Preparado para o futuro? Ismael Rocha Mercadólogo formado pela ESPM e pela University of Texas at Arlington (UTA). Mestre em sociologia da religião, professor universitário, diretor acadêmico da ESPM SP e coordenador da ESPM Social Marcus Hyonai Nakagawa Sócio-diretor da iSetor, fundador e atual presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps) e professor de graduação e MBA da ESPM Definir as finalidadespelasquaisumaempresa existenãoéescolher umaestratégiaaser seguida. Éumaquestãode filosofiae foco shutterstock

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