RESPM-MAI_JUN-2015-alta

Mercado Revista da ESPM |maio/junhode 2015 24 A sociologiaéumadas formaçõesacadêmicas mais comuns entre os profissionais de pes- quisa. Estadisciplina reúneduascaracterís- ticas essenciais, que são trabalhar dentro de conceitos atrelados ao seuprópriouniverso e também fazer uma análise sempre muito focada no passado. Só que para o bem da sociologia, dos sociólogos e, princi- palmente, de quem temessa formação acadêmica e tra- balha compesquisas demercado, isso temmudado. Na última década, a sociologia começou a se abrir para um diálogo comoutras disciplinas e passou a ser encarada como uma “ciência”, treinando um olhar para o futuro. Essa abertura para dialogar coma antropologia, coma psicologia e a administração, e trazer umpoucomais de previsibilidade do comportamento humano e da socie- dade, resulta emumaspectomuito positivo para todos os lados. Comisso, as ciências exatas passama se huma- nizar umpouco e, aomesmo tempo, a área de humanas ganhamais ferramental e previsibilidade. Oconteúdo, a partir daí, ficamais rico, o entendimentomelhora, com- preende-se o indivíduo e suas relações comuma comuni- dade demaneiramuitomais ampla emenos complexa. Com essa visão, conseguimos fazer uma conexão para entender a conduta de uma sociedade como um todo, com todas as suas correntes comportamentais que a permeiam, incluindo as de consumo. Dentrodessenovo cenário—emque os sociólogos pes- quisadores passarama ter mais contato comoutras dis- ciplinas, enriquecendo o trabalho de pesquisa —, surge uma nova figura para concorrer com os pesquisadores queseguemuma formaçãomaisacadêmica: oschamados cool hunters . Pessoas cominformações e bagagensmuito ricas, esses novos profissionais seguem uma linha con- trária à dos sociólogos, tendo atuação individual e pouca utilizaçãodeciêncianosseus trabalhos, oferecendomuito mais uma bagagempessoal para análises e tendências. Contudo, sociólogospesquisadores e cool hunters ainda não conseguiramconsolidar o que podemos chamar de ciência do consumo, existindo ainda espaço para que, de fato, se desenvolva uma ciência na busca por ten- dências, por previsibilidade de comportamento de uma sociedade relacionada ao consumo. Traçando caminhos opostos, mas querendo chegar ao mesmo ponto, as linhas seguidas por profissionais com formaçãomais acadêmica e os cool hunters se conversam muito pouco. Isso é algo até natural, por se tratar de uma linha de estudos nova, com uma disciplina recente em processo de desenvolvimento e uma forma inovadora de analisar a sociedade. Cool hunters seguemuma linha contrária à dos sociólogos, tendo atuação individual e pouco uso de ciência nas suas análises de tendências

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