RESPM-MAI_JUN-2015-alta
Ciência Revista da ESPM |maio/junhode 2015 34 que B emumatributo, mas não tão bomemumsegundo atributo. E o produtoCé normalmente chamado de isca, pois é colocado apenas para deslocar as escolhas entre as outras duas opções. Como falamos antes, a economia comportamental vai muito além do uso para estratégias de marketing. Nos últimos anos, os seus estudos têm colecionado evidên- cias empíricas substanciais de que somosmuitomenos “racionais” do que imaginamos, e que pequenasmudan- ças, ou até fatores imperceptíveis a priori , pelo tomador de decisão, frequentemente influenciammuitomais do que ações custosas baseadas em incentivos financeiros ou programas de conscientização. Assim, seja em um contexto de compra ou para pro- mover mudanças positivas no dia a dia das pessoas — que podemgerarmais bem-estar, saúde e tranquilidade financeira —, os estudos da economia comportamental movemonossoolharparadetalhesantesdesconsiderados. Muitas vezes, pensamos em grandes soluções quando surge um problema ou quando criamos um produto, mas frequentemente vemos que os melhores resulta- dos estão nos detalhes. As pesquisas em economia comportamental têm mostrado o enorme impacto que podemgerar pequenas mudanças dasmais diversas formas: no contextoemque a escolha está inserida, na forma comoela é apresentada, evidenciando como os outros agemnaquele contexto, se é fácil ou não tomar aquela decisão, se naquela circuns- tância é mais confortável se manter na opção padrão ou no status quo , enfatizando o poder do ponto de refe- rência, dado que nossas escolhas são sempre relativas, enquadrando a escolha como perda ou ganho, trazendo a decisão para ummomento que tentação ainda não está na jogada, ou o contrário, entre outros. Mais ainda, observa-se sistematicamente que as nos- sas decisões são muito menos deliberativas, lineares e Ummarco importanteparaaárea foi aescolhadopsicólogo israelenseDaniel Kahnemanpara receber oPrêmioNobel deEconomiade2002por seusestudosque forneciamumavisão integradadapsicologianaeconomia latinstock
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx