RESPM-MAI_JUN-2015-alta

neurociência Revista da ESPM |maio/junhode 2015 48 I magine a seguinte situação: durante um evento familiar, umpesquisador desejamedir o quanto você gosta de cada umdosmembros de sua famí- lia que estão presentes nesse encontro. Ou seja: qual é a força dos seus laços afetivos comcada familiar que está participando dessa festa? Oque fazer? Como extrair umdado quantitativo con- fiável de algo tão essencialmente subjetivo? Tradicionalmente, a pesquisa de mercado utiliza o recurso metodológico mais evidente: perguntar ao indivíduo e interpretar suas declarações. No espectro qualitativo, entrevistas emprofundidade e focus groups estão entre as metodologias mais utilizadas. No espec- tro quantitativo, questionários utilizando escalas psi- cométricas de preferência. Voltando ao exemplo da festa em família... O pesqui- sador pode estruturar um roteiro de perguntas-chave a respeito de seus familiares, sentar-se comvocê e entre- vistá-lo em profundidade. Ou, talvez, reunir sua famí- lia emuma sala emoderar uma conversa emgrupo com todos — posteriormente analisando a gravação e inter- pretando os resultados. As limitações dasmetodologias qualitativas são bem conhecidas. Primeiramente, temos a impossibilidade de extrair dados quantitativos e, portanto, estabele- cer conclusões com precisão. Em segundo lugar está o fato de que indivíduos mentem/omitem por diversos fatores, sejam eles insegurança, timidez ou o receio de estar saindo de algumpadrão social bem estabelecido. Emessência, as pessoas tendema dizer aquilo que elas imaginam que se espera delas. Isso torna certos temas impossíveis de investigar qualitativamente. Um exemplo evidente disso, vivido por nós, vem de pesquisas que conduzimos para investigar o comporta- mento do chamado “metrossexual” emhomens jovens de classe média, nos anos 2000. Em focus groups , onde diversos jovens debatiamemumamesma sala, era unâ- nime a declaração de que nenhumdeles seguia tendên- cias criadas por celebridades masculinas. Nos grupos, Emestudos realizadosnosanos2000paradefinir operfil do ”metrossexual”, nenhumjovempesquisadoadmitiuquerer separecer comDavidBeckham–embora todos tenham adotadoestilosmuitosimilaresaodo jogador de futebol latinstock

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