RESPM-MAI_JUN-2015-alta

pesquisa Revista da ESPM |maio/junhode 2015 58 A smudançasnaformacomoosindivíduosinter- pretame vivema realidade têmsido umdos maioresdesafiosdaciência,nosúltimosanos, comgrandeimpactonomundodosnegócios. Issoporqueessastransformaçõesserefletemdiretamente no desenvolvimento de produtos e inovações e, de uma formamais ampla, emtodo o contexto social e humano. Namesmavelocidade,existemondasemodasquepreci- samserreconhecidasequedevemserconsideradasemtodo equalquernovoprojetorelacionadoaprodutosouserviços. O relacionamento entremarcas e pessoas é extrema- mente complexo e requer uma visão holística e aprofun- dada. Nomomento de as empresas traçaremsuas estra- tégias de marketing é preciso examinar e entender os consumidores como indivíduos repletos de aspirações e valores próprios, que interferem e definem os seus padrões de consumo. Antes de ser alguémque consome, o consumidor é um ser humano que carrega inúmeras necessidades, expectativas, anseios e desejos inerentes aos seres humanos e que podem ou não estar vincula- dos ao consumo de produtos e serviços. Por outro lado, o consumidor tem cada vez mais informações, opções de marcas, canais de compras e formas de pagamento. Logo, esse consumidor demonstra menor fidelidade às marcas e maior interesse por produtos e serviços que ofereçamalguma forma de interação e gerema sensação de que ele tem o controle na relação de compra. Aquantidade e a velocidade das informações disponí- veis, atualmente, atenderamumanecessidade intrínseca doserhumanoeacabaramporcriarumnovoconsumidor. Hoje, na gestão demarcas, é imprescindível incentivar o diálogo e conectar-se emocionalmente comos consumi- dores. Equantomelhor o relacionamentoentreasmarcas e os indivíduos,mais bem-sucedidas serão as estratégias demercadodasempresas,quevêmenfrentandoumanova revolução na forma como desenvolvem as suas ativida- des, tanto no que se refere aos novos produtos e serviços quanto nas relações comerciais comseu público final. A chave do sucesso é conciliar as atividades demarketing, os valoresdasmarcas e seusbenefícios emocionais e fun- cionais com as expectativas dos indivíduos e de acordo comas suas experiências, necessidades e valores. Cada vez mais, buscam-se produtos que permitam mobilidadeeconsumoemmovimento, comportabilidade e privacidade. O ritmo de vida tem impulsionado essa expectativa demobilidade emquatro diferentes áreas: Oatual desafio de pesquisadores e usuários de pesquisa é conseguir tirar proveito das redes sociais “cibernéticas” para apoiar o desenvolvimento de produtos e inovações tecnológicas quemelhoremas condições de vida da sociedade latinstock

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