RESPM-MAI_JUN-2015-alta
maio/junhode 2015| RevistadaESPM 59 1) Mobilidade social — significa a busca por status e ascen- são social. 2) Mobilidade física — abrange o consumo de produtos e serviços fora de casa e emmovimento. 3) Mobilidade cultural — está relacionada à procura de novas alternativas de consumo e maior receptividade às mudan- ças de hábitos em geral. 4) Mobilidade virtual — indica a tecnologia como fator de aumento do acesso a um mundo que não era alcançado pelos consumidores para melhorar as suas vidas Para colocar o consumidor no centro da estratégia de desenvolvimento dos negócios, torna-se imperativo o uso da pesquisa de mercado, que mantém vivo o diá- logo com o público-alvo, acumula conhecimento, gera ideias, inspira talentos e desperta novas formas de ver. A pesquisa de mercado nunca foi tão imprescindível, poisnessemomentodemudançaseincertezaselapermite detectar oportunidades, reduzir riscoseavaliardesempe- nhos. Umprojeto de pesquisa de mercado é uma coleção objetivaesistemáticadedadosque,analisadoseinterpreta- dos,geramconhecimentoeajudamnatomadadedecisões. Nopassadoapesquisademercadoselimitavaaseruma “fotografiadeumdeterminadomomento” emostravaape- nascomportamentosepercepçõesdeumpassadorecente, masnãopermitiaestimar tendênciasdecomportamento. Apesquisadehojetemumpapelinspiradorparaasmarcas, pois, alémdeapontar tendências, elapermitea tomadade decisõescomrapidezeconfiabilidadeapartirdevariáveis concretas que não só identificam o momento presente, comotambémantecipammovimentosecomportamentos. Mas não foi só nesses aspectos que a pesquisa demer- cado evoluiu. Assim como os indivíduos, ela passou a usar a tecnologia a seu favor, deixando de ser apenas um instrumento de medição do que já passou. O atual desafiode pesquisadores e usuários de pesquisa é conse- guir tirar proveito das redes sociais “cibernéticas” para apoiar o desenvolvimento de produtos e inovações tec- nológicas quemelhoremas condições de vida da socie- dade. A tecnologia ganhou uma importância ímpar, e as redes sociais semostramcomo a expressãomáxima do homemcomo produtor de conhecimento e sua necessi- dade de trocar o que aprende e o que acredita a partir da interação social pormeiodeumaplataforma tecnológica. Apesardamaiorinconstânciaemenorfidelidadedoscon- sumidores,expõeminúmerasoportunidadesparaasempre- sasquesoubereminterpretaressastendênciaseencontrar formasdeauxiliá-losaseguirseucaminho.Asmarcastêm umpapel primordial nesse processo, devendo se adequar aos anseios, inovandoe anunciandoas suas inovações. Nesse contexto, a internet tem sido uma plataforma extremamente útil para a pesquisa demercado. Por um lado, ela funciona comomais umcanal de comunicação e acesso aos indivíduos, facilitando a relação imediata com eles, independentemente de sua condição social, localização e outras variáveis, demográficas ou não. Por outro lado, ela possibilita o entendimento de comporta- mentos, necessidades, anseioseexpectativas, semneces- sitar de interação direta com os públicos de interesse. Se bem aplicada, essa ferramenta pode trazer redução de custos e prazos na execução de estudos demercado. Crescemacadadiaas taxasdeaplicaçãodapesquisade mercadopormeiodeplataformastecnológicas,achamada pesquisa on-line. Em países como a Inglaterra, França, Holanda e Alemanha, cerca de 75% dos orçamentos para pesquisassãodestinadosaosprojetoson-line.NoBrasil,esse percentualaindaébastanteinferior,mascresceacadaano. As redessociaissãoaexpressãomáximadohomemcomo produtor deconhecimentoesuanecessidadede troca latinstock
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