RESPM-MAI_JUN-2015-alta

pesquisa Revista da ESPM |maio/junhode 2015 60 As técnicas tradicionaisdepesquisasdemercado, como entrevistas pessoais ou discussões emgrupo, ainda são intensamenteutilizadas.Mas, cadavezmais, as empresas depesquisa vêminvestindo emnovosmétodos e técnicas para se adequar e entendermelhor as transformações no comportamento dos consumidores. De forma agregada, essesmétodos têmsemostradoextremamente eficientes para a geração de conhecimento sobre a nova realidade dos consumidores. Alguns desses métodos são apenas aplicações das novas tecnologias a métodos tradicio- nais. Emcontrapartida, outros são realmentemodernos e radicalmente diferentes do que se vinha usando desde o início do desenvolvimento da pesquisa demercado, no início do século passado. Confira alguns dos principais métodos utilizados atualmente: 1. Foco no significado dos dados coletados —Está cada vezmais fácil coletar dados de comportamentode consu- midores reaispormeiodasplataformasde comunicaçãoe relacionamento. Ofoco, portanto, passa a ser na interpre- taçãodessesdadosena formadeusá-loscomoriginalidade e adequação — o chamado data mining . Por exemplo, no GoogleAnalytics pode-se obter uma quantidade enorme de informações sobrevisitasaoswebsites, incluindo, entre outras, origemdo visitante, assuntos demaior interesse, caminhos percorridos e resoluções de tela, permitindo à empresa ajustar o seu website para atender às expectati- vas do público de interesse. A Amazon também oferece um serviço de data mining denominado recomendação preditiva. Pormeiodomonitoramentodocomportamento histórico de visitas e compras dos seus usuários é possí- vel recomendar o desenvolvimento de produtos, ofertas, promoções e ações de inovação emgeral. Tudo isso é rea- lizado por meio da análise de dados, sem a necessidade de perguntar aos usuários. Atualmente, muitas empre- sas estruturam equipes de analistas de dados que têm a responsabilidade por esse trabalho, proporcionando um enormediferencialcompetitivoemrelaçãoàconcorrência. 2. Ferramentas de colaboração on-line — Por meio de plataformas e ferramentas como Skype e SMS, é pos- sível replicar métodos de pesquisa considerados tradi- cionais utilizando a tecnologia que agiliza os proces- sos e reduz significativamente o preço das pesquisas, uma vez que elimina a necessidade de interação física comos entrevistados. Essa forma de pesquisa permite, também, que se alcancem públicos que, até por razões de segurança, não se dispõem a responder a pesquisas pelos métodos tradicionais. 3. Pesquisa pelo celular — Com a avalanche dos smar- tphones e tablets no cotidiano das pessoas, estão sur- gindo empresas de pesquisa especializadas emutilizar, com sucesso, essa plataforma de relacionamento para obter informações sobre os consumidores. No Brasil, a Pinion e a Me Seems desenvolveram aplicativos que possibilitam o levantamento de uma série de informa- ções dos consumidores comuma velocidade espantosa e a custos extremamente competitivos. Alguns tipos de pesquisa que podem ser realizados por esse método são os seguintes: • Pesquisas de avaliação de ideias, conceitos, promoções e caminhos criativos • Awareness e ações específicas no ponto de venda • Cliente misterioso • Mobilenography — a etnografia por meio da plataforma móvel Assimcomo os indivíduos, a pesquisa demercado evoluiu e passou a usar a tecnologia a seu favor, deixando de ser apenas um instrumento demedição do que já aconteceu shutterstock

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