RESPM_MAR_ABR_2015 ALTA

Mundo corporativo Revista da ESPM |março/abril de 2015 108 reportagem The mindful business , com diversas iniciati- vas demeditações mindfulness feitas pelas empresas e a seguinte afirmação: “Em seu livro de 1905 — A ética pro- testante e o espírito do capitalismo —, MaxWeber creditou à ética protestante o crescimento do capitalismo. Agora parece que é a ética budista quem faz o capitalismo con- tinuar”. Entre os exemplos citados está o Google e o seu projeto Search inside yourself (Busquedentrode simesmo), criado para aumentar a inteligência emocional e a criati- vidade de seus colaboradores. Combase nesse conceito, a gigante do Vale do Silício promove sessões de medita- ção regulares e encontros bimestrais de mindful lunches , realizados em completo silêncio. A experiência deu origem ao livro Busque dentro de você (Tan Chade-Meng, Nova Conceito Editora, 2014). Ebay, Twitter, Facebook e Apple também já aderiram ao movimentoemantêmprogramas regularesdemeditação. O crescimento da prática no Vale do Silício é tão grande que fez surgir umnovomercado: o mindfulness coaching . O assunto também foi abordado pela revista Wired , que em junho de 2013 publicou a reportagem Enlighten- ment engineer , na qual o autor, Noah Shachtman, afirma que aulas para ficar consciente de forma não julgadora à experiência presente passou a ser umelemento comum e fundamental usado por muitas das maiores empresas localizadas no Vale do Silício. “A contemplação é vista como uma nova cafeína, um combustível que liberta a produtividade e impulsiona a criatividade”, assegura a reportagem. Isso não parece exagero, uma vez que já existe até uma conferência dedicada ao tema, aWisdom 2.0 Conference, que em 2014 foi realizada entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, em San Francisco (EUA). Mais de duasmil pessoas participaramdo encontro, que apresentoupalestras de especialistas emmeditação, neu- rocientistas renomados e executivos do alto escalão de empresas comoGoogle, Facebook, Starbucks e LinkedIn. A reportagemda Wired destaca ainda que ameditação no Vale do Silício não é uma oportunidade de se contem- plarema impermanência da existência e demais temas de interesse em sua origem, mas sim uma ferramenta para melhorar o indivíduo, incentivar a criatividade e aumentar a produtividade. O objetivo dessas compa- nhias, obviamente, não é desfrutar de práticas budistas para iluminar seus funcionários, mas simter umretorno sobre o investimento realizado. O que diz a ciência? Essemovimento emdireção à mindfulness que ocorre no Vale do Silício possui aval científico. No livro Mindsight: the new science of personal transformation (BantamBooks, 2010), o doutor Daniel Siegel, neurobiologista formado em Harvard e professor da Ucla, afirma que a pesquisa atual sobre o cérebro indica que a criatividade pode ser impulsionada pela prática de mindfulness . Reportagem da revista The Economist, publicada em novembro de 2013, apresenta diversas iniciativas de meditações mindfulness praticadas por gigantes do Vale do Silício, como Google e Apple Ameditação noVale do Silício émais uma ferramenta paramelhorar o indivíduo, incentivar a criatividade e aumentar a produtividade

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