RESPM_MAR_ABR_2015 ALTA
Revista da ESPM |março/abril de 2015 122 E m situações como a vivida hoje pelo Brasil, com incerteza e insegurança para novos investimentos, muitas companhias tendem a suspender investimentos, reduzir custos, evitar dívidas novas e adotar uma postura cautelosa em relação ao mercado. No entanto, sempre esbarram no risco do exagero, podendo comprometer a própria perenidade do negócio, ao desprezar os investimentos em inovação e mudanças, por exemplo. Mas, comoafirmaoeconomistaLuizCarlosMendonça de Barros, na entrevista que abre esta edição especial da Revista da ESPM , “quem ouve o trovão não morre pelo raio. O Brasil terá, de 2018 em diante, menos governo, mais reformas e um ganho de qualidade importante como sociedade e como economia. O empresário tem de estar ancorado nesse futuro. Só que, para chegar até lá, terá de sobreviver a uns três anos difíceis.” Enquanto 2018 não chega, a Revista da ESPM saiu a campo para apurar de que maneira a crise atual está impactando a tomada de decisões nas grandes empresas do país. Nesta reportagemespecial, você confere quem são e o que estão fazendo os principais executivos de grandes companhias, diante da complexa situação polí- tica e econômica pela qual passa o Brasil. A Klabin, por exemplo, se prepara para praticamente dobrar de tamanho, coma inauguração, em2016, de sua primeira fábricade celulose, localizadana cidadeparana- ensedeOrtigueira.ComuminvestimentodeR$5,8bilhões naparte industrial, anova unidade fabril terá capacidade para produzir 1,5milhão de toneladas por ano, das quais 1,1milhãode celulose defibra curta (eucalipto), e 400mil toneladasdefibra longa (pinus), parteconvertidaem“ fluff ” (para a produção de fraldas e absorventes). Em outra frente, o presidente do grupo Carrefour, Georges Plassat, afirmou, recentemente, que a compa- nhia está aumentando “substancialmente” seus inves- timentos no Brasil, o segundo maior mercado da rede varejista depois da França. Entre os planos está a inau- guração de 20 novas lojas, em diferentes formatos, até junho de 2015. Já a Ambev está destinando R$ 180 milhões para a construção de umcentro de inovação e pesquisa no Rio de Janeiro. “Estamos otimistas. Este ano, pretendemos manter o nível de investimentos em linha com o ano passado, porémfocaremos aindamais eminovações, em embalagens econômicas, e ampliaremos nossa estraté- gia de vendas e marketing, em 360º, buscando ativar o consumidor emdiferentes ocasiões de consumo”, revela o vice-presidente industrial da Ambev, Flávio Torres ( a entrevista completa, você confere na página 124 ). Outra que está apostando altonomercadonacional é a Embraer, quepretende investir cercadeUS$650milhões no Brasil em 2015. A maior parte da verba será direcio- nada para a área de desenvolvimento (US$ 320milhões), As grandes pensam grande! No mundo corporativo, vale a famosa frase de Érico Veríssimo: ”Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroemmoinhos de vento!”
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