RESPM_MAR_ABR_2015 ALTA
março/abril de 2015| RevistadaESPM 129 Revista da ESPM — Geralmente, as suas estratégias de negócios são defi- nidas em função do cenário previsto ou vêm de uma definição anterior que pode ser adaptada a diversos tipos de cenário? Nelson — O que ocorre é um misto das duas coisas. Os negócios da Embraer são de longo ciclo de ma- turação. Qualquer novo produto em qualquer de nossos mercados de atuação é discutido e aprovado em um plano de negócio específico, cujo desenvolvimento ocorre com dinâmica própria, que tem como pano de fundo o plano estratégico vigente no momento de sua discus- são e eventual aprovação. Anual- mente, durante o ciclo de planeja- mento estratégico, todos os planos de negócio aprovados são reavalia- dos e as estratégias podem sofrer ajustes em função dos cenários de planejamento adotados. Ao final, o plano estratégico corporativo é atualizado para refletir os novos cenários e estratégias. Revista da ESPM — De que forma o atual cenário da economia brasileira modificou esses investimentos ou mesmo o planejamento da compa- nhia? Nelson — É importante ressaltar que cerca de 90% das receitas da Embraer são obtidas fora do Brasil. Obviamente, com grande parte das operações e 90% da força de traba- lho no país, a Embraer acompanha com i nteresse as evoluções do cenário político e econômico na- cional e ajusta o seu planejamento sempre que necessário. e s p e c i a l T o m a d a d e d e c i s ã o Nelson Salgado, vice-presidente de relações institucionais e sustentabilidade da Embraer: ”Em outubro de 2014, iniciamos a construção de uma fábrica nos Estados Unidos”
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