RESPM_MAR_ABR_2015 ALTA

Revista da ESPM |março/abril de 2015 60 Neurociência demais-valia formados pelo efeito de ancoragem, isto é, conceitos prévios de valores que serão utilizados para comparaçãodosobjetos, conceitoseatributosanalisados. Portanto, embora aprimaziado cérebrobiológico, dili- genteàsameaçasdomeioambiente,estejaemgrandeparte no comando de nossos instintos e emoções, buscando através de suas manifestações nos proteger e garantir nossa sobrevivência, a influência desse comportamento biológico nem sempre adequado pode ser alterada. Ao tomar consciência dos fatos observados, substituímos a absorçãopassiva e as reações “automáticas” por decisões mais racionais, lógicas e ponderadas. Localizados no lobo frontal, encontram-se os córtex frontais denominados de cérebro racional, responsável pelaqualidadee julgamento lógicodenossasobservações. Influenciados pela eficiência cerebral, simplificamos e reduzimos os fatos e atos observados, tornando-nos, assim, péssimos observadores. Nossa atenção está con- dicionada às nossasmemórias e experiências anteriores vivenciadas. Temos dificuldade ematentar para aquilo que não nos toca afetivamente. Nossa atenção depende denossa consciência limitada aoconhecimentoe experi- ências que possuímos, ou seja, quantomais amplanossa capacidade de aceitar pontos de vista divergentes dos nossos, mais ampla será nossa perspicácia. Segundo Humberto Mariotti, autor de Pensando diferente (Edi- tora Atlas, 2010), “quando todo mundo tem sua própria verdade, amelhor forma de saber qual é a realidade será incorporando o ponto de vista alheio”. Para que possam prevalecer a objetividade e a lógica do cérebro racional nas tomadas de decisões pelos ges- tores, deve-se, necessariamente, buscar o alinhamento do cognitivo como afetivo, por meio damaior atenção e conscientização das implicações decorrentes das esco- lhas realizadas. Como cita Jonah Lehrer, em Omomento decisivo (Editora Best Business, 2009), “um cérebro que não pode sentir não consegue decidir”. Inteligência interpessoal Entender o comportamento emocional dos colabora- dores e ampliar o relacionamento comesse público faz Frequentemente, os administradores preferem a ilusão da certeza à compreensão dos riscos e da realidade

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