RESPM-SET_OUT-2015-baixa

setembro/outubrode 2015| RevistadaESPM 105 e s p e c i a l C A D E I A S G L O B A I S D E VA L O R abertura de novas unidades de mon- tagem e finalização dos ônibus forne- cidos pela controladora. Assim, foram abertas fábricas no México, Colômbia e África do Sul. Nessa fase, os ônibus erammanufaturados emgrande parte nas fábricas brasileiras e exportados de diferentes formas (kits), de acordo com as exigências de cada país. Com o aumento das vendas, o contínuo treinamento de mão de obra e algum desenvolvimento de fornecedores locais, a Marcopolo, gradativamente, conquistou esses mercados, imple- mentando finalmente o conceito de cadeia global de valor. Revista da ESPM —Hoje, como a com- panhia está inserida nas cadeias globais de valor do seu setor? Bisi —Devido àsmudanças na econo- mia brasileira e à valorização do real, a partir de 2003, a empresa viu-se forçada a rever sua estratégia, ade- quando-a ao novo momento econô- mico. Passou, então, a incrementar de forma importante a manufatura nos países onde mantém unidades operacionais e a nacionalização de componentes, reduzindo a expor- tação de partes e peças a partir das unidades brasileiras. Começava aí o segundo período da internacionali- zação da Marcopolo, no qual, em vez de abrirmos novas unidades fabris com foco principal em montagem a partir de kits enviados do Brasil, pas- samos a uma etapa mais complexa, onde a manufatura deveria ser quase completa, abrangendo a fabricação local de partes e peças, e o desenvol- vimento de fornecedores em cada umdesses mercados. Revista da ESPM — Qual foi o impac- to desse novo posicionamento no dia a dia das operações? Bisi — Os investimentos em nossas fábricas foram aumentados, bem como as horas de engenheiros e técnicos nos trabalhos de desen- volvimento e adequação das linhas de montagem. Em nossas joint ven- tures pelo mundo, a Marcopolo é o “Hoje, lideramos o segmento na África do Sul, no México e na Colômbia. A empresa é a única, em todo o mundo, a operar em todos os continentes” AMarcopolo mescla sua expertise internacional e o talento da engenharia brasileira com as necessidades e oportunidades de cada mercado no exterior divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx