RESPM-SET_OUT-2015-baixa
setembro/outubrode 2015| RevistadaESPM 131 é caracterizada por alguns princípios, como a busca da oportunidade, onde o que prevalece é a adversidade, o fazer mais com menos, o ser flexível, o buscar a simplici- dade e o ser intuitivo. A rede de negócios (fazer parcerias) é importante , pois as subsidiáriasestrangeirasque realizama inovaçãoreversa sãoaquelasque têmuma forte relaçãodecooperaçãocom fornecedores eparceirosnoBrasil. Por quê?Lembre-sede que essas multinacionais têm de apreender essa inova- ção,masnão têmaexperiênciadeatuar peranteasmaze- las institucionais, tal como uma empresa nacional. Para tanto, elas devemestabelecer laços de cooperação estra- tégica comparceirosdenegóciosnoBrasil comoobjetivo de entender melhor o desejo do consumidor das classes C, De E. Assim, pormeio dessa parceria, as subsidiárias se tornamcapazes de desenvolver processosmais enxu- tos para superar as adversidades locais. A integração com a rede interna é importante , pois a subsidiária precisa ter autonomia para desenvolver a inovação. Porém, se não houver integração, será difícil a transferência da inovação para amatriz ou para outras subsidiárias. A razão é simples: a excessiva autonomia comfalta de integração vai levar ao desenvolvimento de processos muito díspares do padrão global. A empresa não consegue ganhar sinergia, pois falta o alinhamento dos sistemas operacionais. Logo, a inovação reversa não significa qualquer inovação. Ela deve ser uma inovação integrada ao sistema operacional e gerencial da corpo- raçãomultinacional, pois só assima subsidiária é capaz de executar uma função de importância na cadeia global de valor da empresa. Os ganhos da inovação reversa O que o Brasil ganha ao abrigar subsidiárias que reali- zam inovação reversa? Se uma subsidiária estrangeira se torna uma referência em inovação reversa, ela ganha importância dentroda cadeia global de valor damultina- cional, pois passa a ser o centromundial paraodesenvol- vimento da inovação. Sendo esse um elo importante na cadeia de valor, significa receber maior aporte de recur- sos financeiros na subsidiária. Essemaior aporte para os executivos se traduz emumorçamentomaior, possibili- dade de incrementar seus bônus e salários, visibilidade mundial e, consequentemente, projeção para uma car- reira internacional na corporação. Por outro lado, para o país, o maior aporte de recursos financeiros significa mais investimentona operaçãoprodutivanopaís hospe- deiro, logomais empregos emais impostos. Contudo, um fator é importante para a economia: a competitividade. Apartirdomomentoemqueasubsidiáriadesenvolvea inovação reversa, ela pressiona os demais competidores a oferecer produtos e serviçosmais baratos, assimcomo ter umcusto de produçãomais “enxuto”. A competitivi- dade dos concorrentes é incrementada a tal ponto que as externalidades podemhabilitar empresas nacionais a competir por inovações frugais, em custo ou jugaad , não somente no país, mas no cenário internacional. Felipe Mendes Borini Professor do PMDGI/ESPM A inovação frugal procura baixar o custo, tornando os produtosmais ”enxutos”, como o celular que não vemcom diversas funcionalidades, mas temcâmera fotográfica e serviços demensagemcomqualidade diferenciada A inovação reversadepende de três fatores: a orientação estratégica; a articulação coma rede interna; e a articulação coma rede externa
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx