RESPM-SET_OUT-2015-baixa
Revista da ESPM | setembro/outubrode 2015 136 Indústria criativa Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o estudo identificou133empresasdesenvolvedorasdejogosdigitais, dasquais74%têmfaturamentodeatéR$240mile72%pos- suem até cinco anos de operação (51% até três anos). Essa indústria é composta por empresas novas e de pequeno porte, que têmemmédiaoitotrabalhadores, contandocom sócios ecolaboradores. Amaioriadosdesenvolvedores faz jogosparadispositivosmóveis (81%), eweb (63%). Naamos- tra, 38%dosdesenvolvedores atendemaclientesdeoutros países e 32%deles contratamserviços no exterior. O levantamento apontou ainda que existe uma con- centração de empresas no eixo Sul e Sudeste, sendo que o estado commais desenvolvedores é São Paulo (36,2%), seguido por RioGrande do Sul (10,7%), Rio de Janeiro (8%) e Santa Catarina (7,3%). Na região Nordeste, o primeiro estadoaapareceréPernambuco(6,7%),provavelmentepela existênciadoPortoDigital. ÉesperadoqueManaus tenha umpapel importante na indústria, a partir dos efeitos de transbordamento da instalação do estúdio de desenvol- vimento da Samsung, financiado por incentivos fiscais. Os eventos profissionais possuemgrande importância nessa indústria. A terceira edição do Brazil’s Internatio- nal Games Festival (BigFestival 2015) se consolidoucomo o maior festival de jogos da América Latina e o terceiro maior do gênero nomundo. OBig Business traz diversos publishers e investidores internacionais para rodadas de negóciosepalestrasnoBrasil.OprogramaBrazilianGame Developers (BGD), uma parceria daAgência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) coma Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Ele- trônicos (Abragames), está levando cada vezmais desen- volvedores para os principais eventos internacionais. Os capítulos brasileiros da International Game Developers Association (IGDA) estão crescendo. A cultura de jogos digitais também mostrou fortale- cimento, o que pode ser ilustrado pelo número de visi- tantes da Brasil Game Show 2014 — 250 mil pessoas no ExpoCenterNorte, emSãoPaulo— e dafinal brasileira de League of Legends 2015 — 12mil espectadores noAllianz Parque. O eventomais antigo do setor é o Simpósio Bra- sileiro de Jogos e EntretenimentoDigital (SBGames), que estána 14ª edição e apresenta uma tendência de contínuo crescimento, acompanhada pela expansãodos cursos de graduação e pós-graduação específicos e pelo interesse de áreas correlatas pelo tema. Espaços emeventos corre- latos, comoCampus Party eComicConExperience, e em entidades congêneres, como aAcigames e a FEComércio, também ilustram o desenvolvimento do ecossistema. Osdoisúltimosanosmostraramqueaindústriacontinua seuprocessodeamadurecimentoeinserçãointernacional. Estima-seque, nesteano, existamentre200e250estúdios noBrasil.Algunsdessesestúdiosreceberaminvestimentos de venture capital e novos acordos com publishers interna- cionais foramanunciados. Em2015, diversos jogos foram lançados internacionalmente nas plataformas de distri- buiçãodigital e de console. Segundo oGartnerGroup, omercado de hardware e software em2013 foi deUS$ 93,3bilhões, e aprojeção para 2015 é deUS$ 111bilhões
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