RESPM-SET_OUT-2015-baixa
setembro/outubrode 2015| RevistadaESPM 139 potencial de mobilização social e cognitiva, levando em consideração questões socioculturais, tais como o uso, a promoção e a valorização da cultura local, bem como a educação e os treinamentos técnicos e profis- sionais, a mobilização social, a melhoria do quociente cognitivo nos usuários, a saúde (sendo utilizados, por exemplo, na terapia ocupacional, na psicoterapia, na fisioterapia, entre outras áreas), além do fortale- cimento da democracia e da participação cívica, do desenvolvimento e da instrumentação das técnicas e táticas de defesa, por meio de simuladores militares, entre tantas outras utilizações. A indústria brasileira de jogos digitais é ainda jovem, mas apresenta um grande potencial de con- tribuição para a economia nacional. No atual cenário de estagnação, o desenvolvimento de novos setores ganha importância redobrada, mas exige planeja- mento, pois se trata de uma indústria altamente glo- balizada e extremamente competitiva nos segmentos nos quais a lógica de mercado prevalece. Mais do que isso, trata-se de uma indústria dinâmica: os padrões de competição e competitividade estão sendo sem- pre redefinidos. O sucesso da Índia na indústria das tecnologias de informação e comunicação (TICs) mostra que é possível a inserção de novos atores emmomentos de transforma- çãoda indústria. Emumprimeiromomento, esses novos atores conectam-se às cadeias globais de valor pormeio de atividades demenor valor agregado. Depois, passam a desenvolver competências para competir globalmente em atividades de alto valor agregado. O sucesso de empresas escandinavas e sul-corea- nas na indústria de jogos tambémmostra que existem caminhos a serem trilhados. Outro exemplo é a indús- tria de animação no Brasil, que partiu de um estágio quase amador para um posicionamento world class em nichos específicos. Para a indústria brasileira de jogos digitais, o desafio é odeaprender comas iniciativasbem-sucedidasdeoutros países, pois diversos deles já entenderamo papel estra- tégico dessa indústria e se organizaram para competir por uma posição de destaque no cenário global. OBrasil tem vantagens comparativas (talentos, cultura), assim como desvantagens (distância dos líderes, língua, base tecnológica, entre outros). O catch-up vai exigir prospec- ção e análise, constantes (re)planejamentos, dedicação e perseverança. A indústria é criativa, mas é preciso mais do que criatividade para almejar o sucesso global. Afonso Fleury, Davi Noboru Nakano, Luiz Ojima Sakuda e José Henrique Cordeiro Equipe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP A cultura de jogos digitais está fortalecida. Basta ver o número de visitantes da Brasil Game Show 2014: 250mil pessoas, emSão Paulo divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx