RESPM-SET_OUT-2015-baixa
setembro/outubrode 2015| RevistadaESPM 91 shutterstock Assimcomo fez amarcaHavaianas, muitos produtos brasileiros começama conquistar amente, o corpo e atémesmo o paladar do consumidor estrangeiro. No exterior, há espaço paramoda, acessórios, cosméticos e atémesmo para a verdadeira comida brasileira: o nosso tradicional arroz com feijão e carne! Por Alexandre Guerra D iantedeumcenárioeconômicocadavezmais instável, oBrasil temsido alvo constante de críticas por parte da imprensa nacional e internacional. Jornais como Financial Times e The Economist frequentemente trazem em seus edito- riais e reportagens relatos sobre a crise política e econô- mica que o nosso país temenfrentado, assegurando que a sétima maior economia do mundo está caminhando emdireção a uma recessão profunda. Fala-semuito na inesperadamutação do país, que em poucos anos deixou de ser umdosmotores da economia global para tornar-se ummercado emergente em crise. Nãobastasseofimdo boom dascommodities, quesempre foramumadasprincipaisalavancasparaabalançacomer- cial brasileira, oBrasil se vê refémde simesmo, emmeio ànecessidadede encontrar novoshorizontesparadriblar a queda da produção, a falta de confiança empresarial e o aumento do desemprego, três indicadores que têm se comportadode forma extremamente instável enegativa. Uma das mais recentes propostas do governo federal para encontrar meios de se reerguer perante a situação atual foi voltar o olhar para as oportunidades de comér- cio internacional, afimde recuperar o dinamismo dessa atividade e ainda incentivar a ampliação domercado de
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